Programa Mesa Brasil do SESC

20/12/2010 às 00:00 por Viviane Franco

 

 

Festa para celebrar o trabalho voluntário. A equipe do programa Mesa Brasil do SESC realiza amanhã, 21, um encontro com os 49 voluntários que contribuem com as atividades do programa. Uma iniciativa do sistema Fecomércio, através do SESC, a confraternização será realizada às 18h no SESC Olho D’Água.

 

Todos os anos a equipe do programa realiza o encontro que tem o objetivo de realizar uma confraternização com os voluntários, em um momento de agradecimento e reconhecimento, através do qual, realizam a entrega do certificado de Mérito Comunitário àqueles que contribuem com tempo e disponibilidade para as atividades do Mesa Brasil.

 

Para a coordenadora em exercício do programa Mesa Brasil do SESC, Soraya Aguiar, a confraternização representa a valorização do voluntariado pelo programa e pelo SESC. “Esta é uma oportunidade de valorizarmos os voluntários, pessoas que disponibilizam seu tempo e acreditaram no programa, são pessoas responsáveis, criativas, uma grande força para o desenvolvimento das ações e atividades do programa”, afirma a coordenadora Soraya Aguiar.

 

Na programação, além de agradecimentos e homenagens, haverá a entrega de brindes e uma retrospectiva com exibição de um vídeo com fotos das diversas atividades realizadas durante o ano. Também será oferecido um jantar com música ao vivo.

 

O Mesa Brasil é um programa que contribui na complementação alimentar de milhares de refeições oferecidas por 64 Instituições atendidas pelo programa, promovendo cidadania e qualidade de vida e contribuindo para a redução das carências nutricionais e o desperdício de alimentos.

 

Voluntário

 

Movidos pela solidariedade, pelo trabalho e força de vontade, voluntários são as “mãos” impulsionadoras do programa Mesa Brasil do SESC através de ações eventuais, como comemorações, oficinas e logísticas nas campanhas de seleção e entrega de alimentos.

 

O programa oferece 50 vagas anuais para os voluntários que são inscritos em um banco de dados válido por um ano e renovável por igual período. Atualmente, o Mesa Brasil conta com o apoio de 49 voluntários. São homens e mulheres, a maioria são mulheres, na faixa etária de 20 a 40 anos de idade. Atuam também estudantes, profissionais liberais e funcionários públicos. 

 

Para tornar-se um voluntário é necessário ter idade mínima de 18 anos; disponibilidade de pelos menos dois dias na semana; participar de uma entrevista motivacional e assinar um termo de adesão. “Após a entrevista, a pessoa é cadastrada no banco de voluntários e assina um termo de adesão válido por um ano”, explica a Assistente Social do programa, Silvana Pinheiro.

 

Reconhecendo a dedicação dos voluntários, o SESC oferece acesso aos serviços de carteira e certificado de Mérito Comunitário, atitudes de cortesia “que buscam retribuir a grande contribuição dos voluntários e vê-los sempre motivados, mantendo o espírito solidário que envolve o programa”, considera a assistente social Silvana Pinheiro. Os voluntários participam ainda de reuniões mensais, que são realizadas no último sábado do mês, além de treinamentos sobre o trabalho voluntário, sobre o SESC e o funcionamento do Mesa Brasil.

 

Para a voluntária Norma dos Passos, integrante do Mesa Brasil desde 2003, é trabalho é muito prazeroso e contribui para sua autoestima. “O Mesa Brasil entrou em minha vida quando eu estava desempregada, e passei a dedicar o meu tempo ocioso ao programa, sempre foi um grande prazer. A organização do banco de voluntários facilita a vida do voluntário e posteriormente, pude me dedicar a outras atividades. Hoje, além do curso de cozinheira, posso contribuir com o trabalho voluntário em outras Instituições”, elogia Norma dos Passos.