Despedida para os estagiários

30/12/2010 às 00:00 por Viviane Franco

O estágio é um processo de aprendizagem indispensável a um profissional que deseja estar preparado para enfrentar os desafios de uma carreira. Pensando nisso, em 2010, o SESC possibilitou a cerca de 80 estudantes universitários a oportunidade de assimilar a teoria e a prática, e conhecer na realidade do dia-a-dia, as peculiaridades da profissão. Após uma jornada de sete meses, eles concluíram o estágio cheios de expectativas para novos desafios no mercado profissional. E como despedida, a Instituição promoveu no dia 29 de dezembro, no auditório do SESC Deodoro, a Palestra “Mercado de Trabalho – Gestão de Talentos e Customização”, com o professor Ms. da Universidade Federal  do Maranhão (UFMA), Anderson Miranda.

Na palestra, o professor Anderson Miranda, apresentou os vários ciclos pelos quais passa o profissional bem sucedido e sugeriu o nervosismo e a inovação como características importantes para o sucesso do profissional contemporâneo. “Atualmente, as empresas investem em profissionais inovadores, inquietos, por isso os acadêmicos precisam fazer algo novo, desde o cartãozinho de apresentação ao serviço oferecido, isso faz a diferença no mercado de trabalho”, destacou o professor.

Em meio a exemplos e estudos de casos, o professor indicou três passos fundamentais para a formação de um profissional inovador. São elas: incentivar o início de um processo criativo, considerar que a falha faz parte do processo e aprender rápido com os erros. Os estagiários responderam com empolgação às sugestões em meio a sorrisos e depoimentos.

Na despedida aos estagiários, a Diretora Administrativa Financeira do SESC, Darlise Carvalho, representando a Diretora Regional, ressaltou a grande contribuição dos estagiários para a Instituição, e a troca de experiências entre profissionais e estagiários, durante o Programa Especial de Estágio (Pebe). Estiveram presentes também, na despedida, a Diretora de Planejamento, Jeanne Nunes, a Gerente do SESC Deodoro, Valdinete Reis, além de coordenadores do SESC e supervisores de estágio.

Logo após as considerações e agradecimentos feitos pelo Coordenador do Núcleo de Recursos Humanos, Fernando Ribeiro, os estagiários participaram de dinâmica e sorteio de brindes, além de um momento de depoimentos, no qual os estagiários contaram suas experiências durante o período de estágio. Para finalizar a despedida, um coffee-break foi oferecido aos estagiários.

Processo de estágio

A instituição oferece um processo de estágio de acordo com a lei do estágio, lei 11.788, possibilitando aos estudantes de diversas áreas de estudos, como economia, contábeis, jornalismo, relações públicas, turismo, serviço social, odontologia, educação artística, pedagogia, educação física, entre outras, assimilar tudo aquilo que aprenderam em sala de aula e até mesmo aquilo que ainda vão aprender teoricamente.

Durante o período de maio a dezembro, os acadêmicos contribuíram com muito talento e criatividade para o desenvolvimento de projetos e ações na Instituição, realizando na prática o que era estudado em sala de aula. Para o estudante de Educação Artística, Diego Lobato, que estagiou na Galeria de Artes do SESC, o estágio foi muito satisfatório e importante para o contato dele com artistas locais. “Eu me senti muito valorizado atuando na Galeria de Artes, tive experiências em outros locais, mas a recepção não foi tão boa. No SESC pude ter contato com artistas locais e de outros estados, além do contato com diversos públicos que visitam a Galeria, como idosos, crianças e estudantes. Tenho uma grande expectativa em continuar aplicando os conhecimentos adquiridos no estágio e prosseguir minha carreira”, elogia Diego Lobato.

O Programa Especial de Estágio é uma oportunidade de contato entre alunos universitários e o campo profissional, dando a oportunidade de conhecer a rotina da futura profissão dos estagiários. Para participar do processo seletivo de estágio do SESC, o estudante deve estar cursando os quatro últimos períodos do curso, estudar em uma instituição de ensino conveniada e não ter reprovações em cadeiras específicas do curso.