SESC realiza XIII Copa João Daudt de Karatê

21/02/2011 às 00:00 por Viviane Franco

            “É uma emoção participar de um evento como esse, que é bom para a saúde e ajuda a desenvolver”. Foi com esse pensamento positivo que o pequeno karateca, de 11 anos, Lauande Gomes Barbosa, definiu a sua participação na XIII Copa João Daudt de Karatê, realizada pelo SESC, no último sábado, 19, no ginásio Charles Moritz, SESC Deodoro. Foi o primeiro evento da temporada de Karatê do Maranhão.

O instrutor de Karatê, Antônio Soares Lima, veio de São Mateus, interior do Maranhão, com cinco atletas, entre 14 e 20 anos, participar da competição. As fortes chuvas que caíram em São Luís, dificultando o acesso dos atletas, não desanimaram aqueles que conseguiram chegar ao local do evento. Na abertura, antes das lutas, os esportistas realizaram um belo katar – a coreografia do karatê -, apresentação que tirou muitos aplausos da platéia que acompanhava a programação.  
A expectativa do coordenador do evento, o instrutor do SESC, Pedro Almeida, era receber um maior número de karatecas. “Ainda assim, o evento foi importante porque pudemos integrar os alunos e homenagear os atletas que se destacaram na competição do ano passado, com o troféu João Daudt”, explicou o instrutor. Três atletas da Escolinha do SESC foram premiados: Raney Richie, 16 anos, no 1º lugar; Nayara Fernanda Gusmão, 3º lugar e Pedro Almeida Ribeiro, no 10º lugar.
A Copa João Daudt tem apoio da Federação Estadual de Karatê e participação de várias associações ligadas à Federação. Participaram atletas de várias idades, na faixa de 12 a 21 anos, nas categorias infantil, cadete, juvenil, junior e sub-21.  O nome do evento e do troféu é uma homenagem ao primeiro presidente do SESC nacional, João Daudt.