SESC participa de evento sobre o Dia da Água

18/03/2011 às 00:00 por Viviane Franco

Diariamente nas capitais brasileiras o desperdício de água potável equivale a 2,5 mil piscinas olímpicas (em média 2,5 milhões de l de água), segundo números do Instituto Sócio-Ambiental (ISA). Um número que em longo prazo pode resultar na escassez das reservas de água doce do planeta.

Para conscientizar a população sobre o “Uso Racional da Água e as Responsabilidades Ambientais”, foi realizado nesta sexta-feira (18), no SESC Deododo, palestra com esse tema para o grupo da Terceira Idade.

A exposição feita pelo biólogo da FUNASA, Júlio César Reis da Silva, é parte da programação da V Semana Estadual de Proteção e Preservação das Águas Doces iniciada no dia 15 de março com o tema “Água para as Cidades: Responsabilidade de Todos”.

“Se soubermos como usar a água hoje de forma consciente e adequada estaremos garantindo esse bem para as próximas gerações”, explicou a gerente de Meio Ambiente da CAEMA, Nazaré Silva.

Segundo a coordenadora do trabalho social com idosos do SESC Deodoro, Adalgisa Drumont, o Meio Ambiente é alvo das ações da instituição e o grupo da Terceira Idade tem papel importante nesse assunto. “O idoso está incluído no contexto do planeta e consequentemente no que se refere a preservação do meio ambiente, por isso acolhemos essa parceria para mostrar como nossos rios sofrem com o descaso e conscientizá-los sobre o uso racional da água hoje para não faltar amanhã”, disse.

Seja para comemorar avanços e ideias inovadoras ou para denunciar o descaso e a degradação, o que importa é que, cada vez mais empresas, governos, ONGs e cidadãos de vários países se mobilizando em torno do Dia Mundial da Água.

O "Dia Mundial da Água" foi criado pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas através da resolução A/RES/47/193 de 22 de fevereiro de 1993, declarando todo o dia 22 de Março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas (DMA), para ser observado a partir de 1993, de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento contidas no capítulo 18 (Recursos hídricos) da Agenda 21.