Trio Pirathiny se apresenta nesta sexta no SESC

07/04/2011 às 00:00 por Viviane Franco

 

A Companhia Familiar de circo teatro itinerante viaja o Brasil em comemoração aos 12 anos de existência


Está chegando a São Luís, o ator-palhaço gaúcho Luciano Bortoluzzi junto com seu Circo Teatro Itinerante Familiar, o Trio Pirathiny. O grupo se apresenta no SESC-MA nesta sexta (08) na Área de Vivência da unidade Deodoro nos horários de 10h e 15h para alunos da Educação Infantil e às 12h para os comerciários. No domingo (10), será a vez dos frequentadores do SESC Turismo, serem contemplados com o espetáculo, às 12h.

O Trio Pirathiny é uma família de Palhaços Saltimbancos que, ao contrário do nome sugestivo, possui apenas 2 integrantes: Luciano Bortoluzzi e sua esposa Cecilia Kawall, fotógrafa e terapeuta corporal. A dupla se conheceu em uma das apresentações, se apaixonaram e decidiram andar pelo Brasil levando arte, cultura e alegria a comunidades onde não há opções de lazer. 

Há um ano Martim Mangabeira, de 15 anos, passou a integrar o grupo que este ano conta com a presença dos irmãos mais novos, os gêmeos Rodrigo e Sofia de 5 anos. Em 2011, o grupo completa 12 anos de viagens e apresentações pelo Brasil e exterior, tendo assistido por mais de 100 mil espectadores. 

A Companhia Familiar de Circo Teatro Itinerante é entretenimento puro. Eles atraem o público exibindo talentosamente fantásticos números de mágica, transformações, música e dança. Diversão para todas as idades.

De produção ágil e montagem rápida os espetáculos podem ser exibidos nos mais diversos lugares, como praças, parques, escolas, hospitais, presídios, teatros e outros espaços. O Trio já apresentou seu trabalho em Belém na Estação das Docas, na Praça da República e na Fundação Curro Velho.

O Trio Pirathiny também visitou a Europa e 11 países da América do Sul lidando com o improviso e as adversidades, climáticas e culturais, como policiais de fronteiras, povos indígenas, erupções vulcânicas, golpes de estado e até o exército da guerrilha colombiana. 

DO CHUÍ OIAPOQUE CHUÍ

Na comemoração dos 12 anos de tantas histórias, o Trio Pirathiny vai rodar o Brasil conhecendo outros municípios e voltar a algumas comunidades já visitadas anteriormente. Serão 20 mil km, 20 estados, 60 cidades, 120 apresentações, 430 dias de viagem, 62 semanas percorrendo o país do Chui ao Oiapoque. As apresentações são apoiadas pelo Criança Esperança.

A novidade para 2011é que além do espetáculo de rua, Luciano planeja abordar questões de ecologia e sustentabilidade com o plantio de mudas de árvores nestas cidades, educação e oficina de saúde bucal e aula de yoga gratuitas, que serão ministradas pela Cecília.

A outra novidade é a presença dos gêmeos Rodrigo e Sofia de 5 anos em sua primeira aventura na estrada com os pais, como também a participação do irmão mais velho Martim, de 15 anos que resolveu trocar a escola Equipe pela estrada. Ele vai trabalhar no circo, filmar, andar de skate, cozinhar e ensinar os irmãos a falar inglês, já que morou 2 anos nos EUA. Atualmente os três estão em cena no espetáculo.