IV Olimpíada SESC reúne cerca de 1200 estudantes

12/04/2011 às 00:00 por Viviane Franco

 

Um minuto de silêncio em homenagem aos adolescentes mortos na chacina de Realengo. Após a breve lembrança, a Diretora Regional do SESC, Maria dos Remédios Pereira declarou aberta as Olimpíadas SESC 2011. O evento que reúne crianças e adolescentes de escolas públicas e particulares está na sua quarta edição e se consolida como um dos maiores eventos do esporte amador em São Luís.

A abertura aconteceu no sábado (09) em grande estilo. Ao som da banda do 24º Batalhão de Caçadores Barão de Caxias, cada escola desfilou com suas equipes no Ginásio de Esporte do SESC Turismo. Aproximadamente 1.200 estudantes compareceram a cerimônia.

Os integrantes do grupo de Dança Mobile e Companhia, Donny dos Santos, Odara Freitas e Célia Ribeiro, apresentaram uma belíssima performance e logo após todos entoaram o Hino Nacional para desfile das bandeiras do Brasil, do Maranhão e do SESC.

Semelhantemente a tradição dos jogos olímpicos, ao som da Carruagem de Fogo, o aluno de Taekwon-do, Wellington Costa Gomes Lima, conduziu a tocha olímpica e entregou ao professor faixa preta de Karate do SESC, Pedro Almeida que acendeu a pira que traduz a chama da grande tradição.

O juramento foi conduzido pela karateca revelação na modalidade, Vanessa de Moura Campelo, confirmando o compromisso de todos os atletas que competirão.

Representando a governadora, o Secretário de Estado da Articulação Institucional, Rodrigo Comerciário, elogiou o trabalho social desenvolvido pelo SESC e incentivou os jovens a prática esportiva. “O importante não é ganhar, mas competir, por isso desejo uma boa competição a todos”, disse.

O comandante do 24º Batalhão de Caçadores Barão de Caxias, Flavio explicou como o esporte é importante na prática da solidariedade e depois relembrou a parceria do 24º e do SESC. Para terminar Flavio Peregrino comandou o brado de guerra com os estudantes que repetiram unânimes e com força o “Brasil”.

Para finalizar a participação dos integrantes da mesa, o discurso do vice-presidente da Fecomércio, Marcelino Ramos Araújo, falou do notório caráter de ação sócio-educativa e de inclusão social das Olimpíadas SESC e como o evento se consagra entre alunos de escolas públicas e privadas, pois reforça importantes valores como a cooperação, o respeito, a disciplina e a atenção ao bem estar físico e mental. “Esperamos ainda que aqui seja um espaço de construção e fortalecimento de laços de amizade, que se prolonguem além deste momento”, disse.

COMPETIÇÕES – As competições de Karate abriram os jogos. Segundo o professor Pedro Almeida, o projeto das Olimpíadas é um marco no esporte amador. “O projeto da professora Amanda deu certo tanto que há quatro anos é realizado consolidando o trabalho social desenvolvido pelo SESC na área esportiva”, comentou.

Wellington Costa Gomes Lima, o aluno de Taekwon-do do SESC e primeiro faixa preta da modalidade no Maranhão garante que é gratificante participar das atividades no SESC e resume sua alegria dizendo que é “filho do SESC”. “Pratico esporte aqui desde pequeno e já perdi as contas de tantas medalhas que ganhei”, destaca.

Os torneios serão realizados sempre aos sábados, nas áreas de esportes do SESC Turismo, SESC Deodoro e na Sede Campestre dos Comerciários, no bairro Maiobinha, durantes os meses de abril e maio.