SESC promove 14ª edição do Palco Giratório

06/05/2011 às 00:00 por Viviane Franco

Em maio se apresentam o Grupo Moitará (RJ) e NamakacaEspetáculos e oficinas circenses fazem parte da 14ª edição o Circuito Palco Giratório, que traz para São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Caxias, o Grupo Namakaca. As apresentações acontecem de 13 a 15 de maio, com Oficina de Técnica Circense no dia 12 no SESC Deodoro.

O Circuito Palco Giratório tem como objetivo construir uma rede de bens culturais, incluindo mostras de arte e cultura, espaços e equipamentos, acervos de memórias, núcleos literários, coletivos de criação e parcerias institucionais. As atividades serão desenvolvidas até novembro.

Para o mês de maio, ocorrem apresentações do grupo Namakaca, com o espetáculo “É nóis na xita”, em São Luís, dia 13, na Área de Vivência SESC Deodoro; dia 14, em São José de Ribamar e 15, em Paço do Lumiar.

No dia 12, o Grupo realiza “Oficina de Técnicas Circenses”, na sala de Dança do SESC Deodoro, das 8h às 12h e 14h às 18h. A oficina é direcionada para pessoas com ou sem experiência anterior em técnicas circenses (a partir de 08 anos). Serão utilizados jogos corporais, jogos cooperativos e vivências técnico-circenses.

No workshop são utilizados processos pedagógicos para o desenvolvimento dos exercícios, possibilitando assim, segurança para o aumento gradativo da dificuldade das propostas e fixação do aprendizado de movimentos circenses básicos fundamentais. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na sala de técnicos – SESC Deodoro. O curso é limitado a 20 participantes.

Sobre o Palco Giratório

 

Promovido pelo Serviço Social do Comércio desde 1998, o Palco Giratório é o único circuito que percorre todo o país com espetáculos cênicos. O projeto promove a democratização do acesso à cultura, chegando a cidades carentes de atividades artísticas e privilegia grupos não comerciais, abrindo espaço para produções de diferentes linguagens. Do teatro de bonecos e de rua, ao circo e à dança, entre outras manifestações culturais, o Palco Giratório criou uma importante rede de intercâmbio cultural no País. 

Para a edição deste ano participam 16 grupos, somando 728 espetáculos. No total, serão percorridas 114 cidades, totalizando mais de 700 apresentações, em todas as regiões do território brasileiro. A expectativa é superar o público do ano passado que foi de 637.720 em 716 apresentações em 92 cidades.

Os espetáculos são fixados nas seguintes categorias: teatro adulto e infantil, passando por teatro de bonecos e de rua até o circo e a dança, entre outras manifestações, o Palco Giratório privilegia as mais diferentes formas de linguagem, em uma importante rede de intercâmbio cultural.

A proposta do SESC-MA é buscar obter a difusão das artes cênicas por todo o estado, visto a descentralização das apresentações no Maranhão, disponibilizando o Projeto para quatro cidades maranhenses. Cumprindo assim o objetivo social do SESC, promovendo uma interlocução entre a educação e a cultura.


GRUPO NAMAKACA/SP

 

ESPETÁCULO “É NÓIS NA XITA”

Este descontraído espetáculo infanto-juvenil recorre intensivamente ao humor dinâmico e cheio de variedades e atrações. Com duração de 45 minutos, mostra o convívio entre três personagens: os palhaços Cara de Pau, Montanha e Cafi, que disputam os aplausos do público, aceitando os próprios equívocos como fonte de inspiração e improvisação.

Além do truques de malabarismo, monociclos, acrobacias, equilibrismo e palhaçadas, o espetáculo é também musical, brincando com ritmos tipicamente brasileiros e instrumentos da cultura popular como o cavaquinho, o pandeiro e a percussão, que permitem envolvimento e interação com o público.

DIA: 13 de maio
HORÁRIO: 13h
LOCAL: Área de Vivência SESC Deodoro
ENTRADA GRATUITA!
  
OFICINA DE TÉCNICAS CIRCENSES

O Grupo Namakaca propõe a realização de uma oficina chamada: “Oficina de Técnicas Circenses”, que abordará técnicas de palhaço, pirâmides humanas e malabarismo com bolas. As atividades são direcionadas para pessoas com ou sem experiência anterior, e podem ser praticadas por crianças a partir dos 08 anos de idade, adolescentes e adultos. São utilizados jogos corporais, jogos cooperativos e vivências técnico-circenses para o desenvolvimento dos exercícios, possibilitando assim, segurança para o aumento gradativo da dificuldade das propostas e fixação do aprendizado de movimentos circenses básicos fundamentais.

DIA: 12 de maio de 2011
HORÁRIO: 8h às 12h / 14h às 18h
LOCAL: Sala de Dança SESC Deodoro
PÚBLICO-ALVO: pessoas com ou sem experiência anterior em técnicas circenses (a partir de 8 anos)


 

INSCRIÇÕES GRATUITAS NA SALA DE TÉCNICOS – SESC DEODORO

Obs: Os interessados que possuírem equipamentos circenses podem levá-los

 
Programação Palco Giratório no Maranhão

  • Maio – Grupo Namakaca – Espetáculo “É nois na xita”
  • Junho – Grupo Moitará – Espetáculo “Quiprocó”
  • Outubro – Grupo Teatro Independente – Espetáculo “Rebú”
  • Outubro – Grupo Imbuaça – Espetáculo “O Mundo Ta Virado” 
  • Outubro – Grupo Mão Molenga Teatro De Bonecos – Eespetáculo “O Fio Mágico”
  • Outubro – Grupo Coletivo Lugar Comum – Espetáculo “Leve”
  • Novembro – Grupo Mão Molenga Teatro De Bonecos – Espetáculo “O Fio Mágico”