SESC abre inscrições para Ensino Médio

10/05/2011 às 00:00 por Viviane Franco

 

A Escola SESC de Ensino Médio (ESEM) abre inscrições para o Processo Seletivo 2012. A pré-inscrição no Processo de Admissão tem início às 10h, do dia 23 de maio de 2011 e encerra às 18h59, do dia 17 de junho de 2011 (horário de Brasília).

Para se inscrever, é preciso ter Ensino Fundamental completo e ter nascido entre 01 de janeiro de 1996 e 31 de dezembro de 1998. Na ocupação das vagas, terá preferência o Candidato classificado nos termos deste Regulamento e que seja comprovadamente dependente de comerciário.

O seletivo acontecerá em duas etapas. A primeira, composta de prova objetiva e de redação, ocorrerá no dia 21 de agosto de 2011, das 9 às 13 horas, no horário de Brasília. A prova objetiva valerá 70 pontos, com questões de múltipla escolha, envolvendo conhecimentos de Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, História e Geografia, e uma prova de redação no valor de 30 pontos, perfazendo-se, assim, o total de 100 (cem) pontos.

A segunda etapa do processo seletivo será realizada entre os dias 26 de setembro e 21 de outubro de 2011, em local a ser determinado pelo respectivo Departamento Regional e comunicado aos candidatos pela Central de Atendimento do SESC Regional.

Serão 159 vagas para todo o país, sendo que o número das vagas inicialmente destinadas para o Maranhão de quatro. As inscrições devem ser feitas na página eletrônica da escola (www.escolasesc.com.br).

A ESEM tem aulas e atividades acadêmicas em horário integral, de segunda a sábado, incluindo atividades relacionadas ao mundo do trabalho, além de outras ações comunitárias, culturais e de lazer, realizadas aos sábados e domingos.

Em qualquer momento do Processo de Admissão, em caso de dúvida, os candidatos poderão dirigir-se à Escola, por meio eletrônico: e-mail contato@escolasesc.com.br. Mais informações Clique aqui!

Sobre a Escola

Em fevereiro de 2008 a Escola SESC de Ensino Médio, no Rio de Janeiro, abria suas portas para uma turma de jovens e entusiasmados moradores, vindos dos diferentes estados do país. Eram adolescentes, com idades entre 13 e 16 anos, contemplados com a oportunidade de inaugurar uma experiência inovadora no cenário da educação no Brasil: ensino médio em tempo integral, em escola-residência, com excelência de qualidade.

A realização deste projeto pioneiro partiu da iniciativa de Antonio Oliveira Santos, presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e do Conselho Nacional do Serviço Social do Comércio (SESC), que reconheceu na construção de uma comunidade educativa a possibilidade de formar jovens sob o signo da diversidade, preparando-os para o mundo do trabalho e para o exercício da liderança e da cidadania. Seu objetivo declarado era: “Incluir jovens brasileiros na sociedade do conhecimento, com ênfase na educação para a vida”.

O projeto acompanha a diretriz institucional do SESC – entidade mantenedora da Escola através do seu Departamento Nacional – que, desde a sua fundação, em 1946, privilegia a ação educativa atendendo comerciários e trabalhadores do setor terciário e seus dependentes, e membros da sociedade em geral.

A Escola SESC de Ensino Médio tem como proposta a formação integral. Mais do que o ensino curricular, nossa intenção é proporcionar ao aluno a oportunidade de atuar em diferentes áreas de conhecimento, desenvolvendo suas habilidades e auxiliando na escolha de uma futura profissão. Mais de 500 alunos já vivem esta experiência.

A ESEM possui turmas de 15 alunos, apoio acadêmico permanente, professores pesquisadores, corpo docente com mestrado e doutorado, sólida formação em inglês, espanhol e tecnologia, laboratórios e oficinas, qualificação profissional pelo SENAC, atividades artísticas e culturais, complexo poliesportivo, moradia para alunos e educadores, bolsas de estudo, intercâmbio com escolas americanas e biblioteca com 40 mil volumes.