Arte Contemporânea para servidores do Sesc

11/05/2011 às 00:00 por Viviane Franco

O que é arte? E o que vem a ser arte contemporânea? Como treinar a nossa percepção para entendê-la e apreciá-la? Essas foram algumas das questões apresentadas e discutidas entre os servidores do Sesc em mais uma edição do Projeto Eureka, realizada nesta quarta-feira, 11 de maio, no Auditório do Sesc Deodoro.

A palestra da vez teve como tema “Um breve olhar para a Arte Conceito: produção Artística Maranhense” e foi ministrada pela Coordenadora da Galeria de Arte Sesc e especialista em História da Arte, Betânia Pinheiro, que apresentou de forma clara e sucinta os conceitos básicos sobre História da Arte – e a adaptação dos movimentos artísticos nascidos da Europa para os trópicos e territórios tupiniquins – e os trabalhos considerados referência para a Arte Contemporânea maranhense.
Entre os servidores, as dúvidas e colocações voltavam-se para a mesma direção: Como identificar e diferenciar aquilo que é arte e o que não é? Segundo Betânia, alguns fatores básicos nos dizem quando certo produto é arte ou não. “Ele deve ter, basicamente: a assinatura do artista, o lugar de apreciação, o crítico de arte que o identifique e, principalmente, o apreciador. Sem público, não há arte”, esclarece a palestrante.
A especialista explicou ainda que para ser um expectador de exposições artísticas e apreciar melhor o que é produzido pelas diversas escolas e movimentos, é necessário treinar a percepção, observar o mundo ao seu redor, ler muito – incluindo os textos publicitários que nos cercam por todos os lados -, prestar atenção nos detalhes e trocar idéias, conversar sobre o que é percebido. Essa prática transforma não apenas o seu olhar como expectador da arte, mas, principalmente, como ser humano sensível a história que o outro quer contar.
Aí reside a importância da realização de um evento como este para os servidores da casa, enfatiza Betânia. “É muito importante realizar momentos como este para chamar a atenção e educar o servidor para a arte. Nós temos uma Galeria em casa. Quantas pessoas não possuem essa mesma possibilidade? Ter acesso à produção artística no nosso dia a dia nos torna melhores indivíduos e não há nada melhor do que trabalhar com pessoas sensíveis, num ambiente humanizado”. 
O próximo encontro, no dia 18 deste mês, o Eureka contará com a palestra "Planejamento Estratégico e Gestão Estratégica", com o administrador Ruy Lopes. 
Participe!