SESC se prepara para o Dia do Desafio

16/05/2011 às 00:00 por Viviane Franco

Reserve 15 minutos para sua saúde. Essa é a proposta do Dia do Desafio, coordenado pelo SESC em todo o país, com o objetivo de incentivar a prática da atividade física em benefício da saúde e bem-estar. No dia 25 de maio, cidades do mundo inteiro disputam entre si por uma maior mobilização da comunidade.

No Maranhão, o Dia do Desafio é realizado desde 2003 em Caxias e Itapecuru. Paço do Lumiar aderiu ao projeto no ano passado e concorreu com Chilpancingo, México. Este ano, o município vai tentar superar o número de atendimento de San Luis de la Paz, Guanajuato, México.

Em 2011, Itapecuru-Mirim, comemora seu 7º ano de participação. O único ano que não competiu foi 2009 em virtude das fortes chuvas que atingiram o município, em alusão ao Dia do Desafio foi realizada Campanha “Desafio Solidário”, que levou ações de Educação em Saúde e doações à população afetada. Este ano, Itapecuru desafia a cidade cubana de Sagua de Tanamo localizada no estado de Holguín.

Caxias concorre pela 5ª vez, este ano com Manzanillo, no estado de Colima, no México. As atividades têm início na meia noite de quarta-feira com uma caminhada dos seresteiros com saída em frente ao SESC, passando pelas principais ruas do centro com animação de vários cantores e músicos da terra. Durante todo o dia haverá ainda ginástica laboral, atividades recreativas, passeios ciclísticos e sorteio de brindes. A programação encerra às 18h com show de banda da comunidade.

Em Itapecuru, a programação começa às 6h com ginástica laboral com trabalhadores das indústrias ceramistas na Cerâmica BB Mendes. Às 7h, a Brigada Militar fará um desfile pelas ruas e avenidas da cidade. Ao longo do dia, a Praça da Saudade será palco para alongamento com idosos, gincana esportiva, torneios de futebol, vôlei, basquete e tênis de mesa e aula de capoeira.

Para as crianças será realizado das 8h às 11h e das 15 às 19h a Estação Kids, com cama elástica, brinquedo inflável, aulão de ginástica infantil e aulão de capoeira infantil. Paralelo a essas atividades será realizado a Estação Saúde com aferição de pressão arterial, orientações sobre prevenção das DST’s com distribuição de preservativos e promoção de Saúde Bucal.

As ações acontecem ainda nos povoados Leite e Entroncamento. No final do dia acontece um passeio ciclístico às 17h30 encerrando as atividades às 18h com apresentação de banda da comunidade.

Na grande ilha, o Dia do Desafio acontece em Paço do Lumiar com Cerimônia de Abertura no dia 24 de maio, com apoio das secretarias de segurança e de esportes e lazer do estado, desfile e cortejo da tocha olímpica às 17h na praça da Maioba seguindo para o povoado da Pindoba, arena de beach soccer quando será ateada a Pira oficializando a bertura do dia do desafio e será entregue a placa de vencedor do desfio em 2010 para os gestores locais e comunidade. A programação segue no dia seguinte com alongamento e caminhada com os idosos, recreação em escolas da rede pública Municipal e Estadual, ginástica laboral nos postos de saúde e secretarias, estações esportivas com torneios de futebol de rua masculino e feminino nos ginásios e quadras, estação kids, passeio ciclístico, torneios de natação além de caminhada e cooper pela manhã e a tarde.

Além dos benefícios físicos, a população será beneficiada com oficina de equipamentos de ginástica reciclados durante todo o dia. O curso será realizado em escolas, associações comunitárias e união de moradores. Para animar ainda mais o dia, será realizado entre 17h e 19h, aulão de street dance na praça e Baile do Desafio. O encerramento acontece às 20h com show do grupo musical.
– Ocultar texto das mensagens anteriores –

O SESC conta com o apoio das prefeituras locais, por meio das respectivas secretarias de Esportes e Lazer para realização suas atividades. Em Paço do Lumiar, a mobilização movimentou os servidores das secretarias, outros órgãos governamentais e postos de saúde com alongamento e circuito de aquecimento.

HISTÓRIA

Durante o rigoroso inverno canadense de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o Prefeito sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A ideia propunha que, às 15 h, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo.

Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pode ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio.

A ideia teve sequência e o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes. Em 2011, o evento completa 16 anos no Brasil e tem oferecido a oportunidade de mobilização coletiva em torno da atividade física para pessoas do Continente Americano.

Confira a programação:

 CAXIAS

00h – Caminhada dos seresteiros com saída em frente ao SESC, passando pelas principais ruas do centro com animação de vários cantores e músicos da terra;

05h – Ginástica laboral para os garis;

– Caminhada matinal e no fim da tarde nas principais ruas e avenidas;

07h – Ginástica laboral nas Indústrias e Comércio;

– Atividades em academias;

– Atividades nas praças e logradouros públicos

08h – Caminhada dos alunos das escolas públicas municipais e estaduais;

08h às 12h – Atividades de palco na praça central da cidade:

– Ginástica laboral para os servidores da Prefeitura, secretários, vereadores, pessoas do grupo da terceira idade e servidores do SESC;

– Ginástica aeróbica para os alunos das escolas Municipais e Estaduais ao final da caminhada;

– Apresentações de cantores da terra;

– Apresentações de danças folclóricas;

– Apresentações de grupos de capoeira;

– Trio da saúde, com professores de educação física percorrendo praças, avenidas, escolas entre outros, convidando para prática da atividade física;

09h – Ruas de lazer promovido pela Secretária de Esportes e Lazer em parcerias com as Associações de Moradores dos diversos bairros de Caxias;

– Atividades recreativas nas diversas escolas públicas municipais, estaduais e particulares que não se envolverão na caminhada da saúde;

14h30minh – Saída do passeio ciclístico pelas principais ruas do centro da cidade;

16h – Sorteio de brindes e bicicletas para os participantes do passeio ciclístico e mini maratona;

16h30minh – Show de motos – manobras radicais;

15h40min – Largada dos atletas da mini maratona com encerramento no palco central;

18h – Show de encerramento com apresentação de banda da comunidade.

 

ITAPECURU

06h às 07h – Ginástica laboral com trabalhadores das indústrias ceramistas na Cerâmica BB Mendes e Cerâmica Tanguá

09h às 10h – Ginástica laboral com trabalhadores do comércio em lojas do centro comercial

07h às 08h – Desfile da Brigada Militar pelas ruas e avenidas

07h às 08h – Caminhada com os idosos no SESC Itapecuru / Praça da Saudade

08h às 08h30 – Alongamento com os idosos na Praça da Saudade

08h – Gincana Esportiva na Praça da Saudade

07h30 às 11h30 – Estações Esportivas na Praça da Saudade

– Torneio de futebol de rua masculino juvenil

– Torneio de futebol de rua masculino infantil

– Torneio de futebol de rua masculino mirim

– Torneio de futebol de rua feminino juvenil

– Torneio de futebol de rua feminino infantil

– Torneio de vôlei masculino

– Torneio de vôlei feminino

– Torneio de basquete masculino adulto

– Torneio de basquete masculino infantil

– Torneio de tênis de mesa

– Aula livre de capoeira

– Aula livre de ginástica

08h às 11h / 15 às 19h – Estação Kids na Praça da Saudade

– Cama elástica 

– Brinquedo inflável 1

– Brinquedo inflável 2

– Aulão de ginástica infantil

– Aulão de capoeira infantil

07h às 11h – Estação Saúde na Praça da Saudade

– Aferição de pressão arterial

– Orientações sobre prevenção das DST’s e distribuição de preservativos

– Promoção de Saúde Bucal

08h às 11h – Estações Paralelas nos povoados Leite e Entroncamento

– Hora Desafio (15 minutos de atividade física): Escolas particulares de Itapecuru-Mirim

 

16h às 17h30 – Passeio Ciclístico

18h – Show de encerramento com apresentação de banda da comunidade.

 

 

PAÇO DO LUMIAR

Cerimônia de Abertura – dia 24 de maio

Horário: 17h

Local: da Praça da Maioba para a  Arena de beach Soccer Pólo Pindoba

Meta: 940 atendimentos

 

Alongamento/ caminhada com os idosos

Horário: 08:30h às 8:45 h  e 08:45h às 09h

Meta: 240 atendimentos

 

Baile do Desafio

Horário: 17 h às 19 h.

Meta: 1.200

 

Recreação/ Circuito de aquecimento( na porta das escolas) – segundo IBGE: 99 escolas ensino fundamental, 20 escolas ensino médio e 71 pré-escolas = 190 instituições de ensino . cálculo de 60% de freqüência de alunos e professores = 19.445 pessoas, arredondando 19 mil.

Horário: 07:50h às 08:05h / 09 às 11:50 e das 15 às 17:50

Local: Escolas da rede Pública Municipal e Estadual

Meta: 19.000 pessoas por atividade X 02 atividades  = 38.000 atendimentos

 

Mobilização das secretarias e outros órgãos governamentais/ postos de saúde alongamento e circuito de aquecimento na entrada

Horário: 08h às 09h

Meta: 200 atend. X 03 secretarias = 600 atendimentos

 

Estações Esportivas

Horário: 07h30min às 11h30min

Local: Ginásios e quadras.

*  Torneio de futebol de rua masculino juvenil: 40 partidas x 08 participantes p/ partida = 320 atendimentos

*  Torneio de futebol de rua masculino infantil: 40 partidas x 08 participantes p/ partida = 320 atendimentos

*  Torneio de futebol de rua masculino mirim: 20 partidas x 10 participantes p/ partida = 200 atendimentos

*  Torneio de futebol de rua feminino juvenil/ infantil: 08 partidas x 10 participantes p/ partida = 80 atendimentos

*  Torneio de vôlei masculino/ feminino: 18 partidas x 08 participantes p/ partida = 144 atendimentos

*  Torneio de basquete masculino adulto/ infantil:  16 partidas x 06 participantes p/ partida = 96 atendimentos

*  Aula livre de capoeira = 500 atendimentos

*  Aula livre de ginástica = 500 atendimentos

* circuito de recreação = 500 atendimentos

Total: 2.660,00

 

Estação Kids Horário: 08h às 11h/ 15 às 19h

Local: 02 Praças (01 cama elástica, dois brinquedos e uma aulão em cada lugar)

*  Aula de street dance = 20 participantes x 10 aulas = 200 atendimentos

*  Cama elástica 1 = 500 atendimentos

*  Cama elástica 2 = 500 atendimentos

*  Brinquedo inflável 1 = 500 atendimentos

*  Brinquedo inflável 2 = 500 atendimentos

*  Brinquedo inflável 3 = 500 atendimentos

*  Brinquedo inflável 4 = 500 atendimentos

Total: 3.200,00

 

Estações Paralelas/ Ruas de Lazer

* Torneios Esportivos/ Atividades recreativas(30 ruas)

Horário: 08h às 11h/ 16h às 17h

Local:  Ruas

Meta: 6.000 atendimentos

 

Atividades físico desportivas (50 estabelecimentos – 20 pessoas por turno/dia – 10 turnos/dia)

Horário: 08h às 21h

Local: Ginásios e academias de ginástica e dança

Meta: 10.400 atendimentos

 

Passeio Ciclístico e Alongamento para os participantes

Horário: 17h às 17h30min

Local: ruas e avenidas principais da cidade

Meta: 400 at