Planejamento Estratégico em debate no SESC

18/05/2011 às 00:00 por Viviane Franco

"Planejamento Estratégico e Gestão Estratégica”. Esse foi o tema da palestra do Projeto Eureka, apresentado para o servidores do Sesc, nesta quarta-feira, 18 de maio, no Auditório do SESC Deodoro.

A palestra foi ministrada pelo Diretor do Hospital Aldenora Belo e Consultor de Negócios, Ruy Lopes, que explicou de forma clara e objetiva os aspectos mais relevantes do tema, focando desde o nascimento do planejamento estratégico e da gestão estratégica e como eles se consolidaram nas empresas, até o processo desse planejamento e como podemos aplicá-los no mercado.
O que é planejamento estratégico? Segundo Ruy, são as decisões tomadas por algumas pessoas das áreas mais institucionais e elevadas das empresas, que começam a pensar o negócio, com vistas para o futuro. O consultor explicou, ainda, que o planejamento estratégico no mundo dos negócios nasce e morre, ao mesmo tempo, na década de 60, em função da velocidade do mercado e das constantes mudanças da época.
No processo de planejamento estratégico, as empresas devem construir sua visão, compreender as oportunidades e ameaças do mercado para se situar, além dos pontos fortes e fracos da concorrência. Já a missão, como esclareceu Ruy, necessita ser mais realista, e deve se definir também os objetivos, metas, estratégias e políticas, traduzidas em projetos e planos de ação.
E como o servidor do SESC pode aplicar tudo isso no seu cotidiano? O consultor apontou alguns pontos específicos: ser competente, conhecer o mercado-alvo (sua chefia imediata), agir com qualidade para a satisfação de seu cliente, conhecer bem a sua profissão, investir no seu próprio crescimento e desenvolvimento, e estar disposto a mudar de carreira, ao perceber que seus objetivos não estão alinhados ao da organização. É também relevante que os servidores tenham definidos seus próprios objetivos e, para a realização destes, desenvolver suas próprias metas.
Para Valdinete Reis, Gerente do SESC Deodoro, o Projeto Eureka é um espaço conquistado pelo servidor há muitos anos, onde agrega o conhecimento da realidade de várias formas de conhecimento. “A participação dos servidores é muito importante e expressiva, de uma qualidade que demonstra o envolvimento e o interesse pelo tema. E as escolhas do tema são sugestões dos próprios servidores”, concluiu.