Dia do Desafio movimenta municípios maranhenses

27/05/2011 às 00:00 por Viviane Franco

 

Palhaços, piscinas de bolinhas, pula-pula, cama elástica, futebol, vôlei e passeio ciclístico. Estas foram algumas das atividades desenvolvidas no “Dia do Desafio”, promovido pelo SESC-MA na última quarta-feira, 25, nos municípios de Caxias, Paço do Lumiar e Itapecuru.

No município do Paço do Lumiar, as atividades foram concentradas em quatro pólos: Pindoba, Pau Deitado, Paranã e Porto de Mocajituba, com subpolos em Nova Canaã, Iguaíba, Vila Cafeteira, Vila Nazaré, Cumerque, Vila Pedro Careca, Mojá, Tundal, Vila São José, Vassoural e Timbrila.

A abertura foi realizada no dia 24, na Arena de Beach Soccer do povoado de Pindoba e contou com a participação de aproximadamente 500 adolescentes e familiares do Projeto Esporte sem Drogas, da Secretaria de Segurança Pública. A solenidade teve início com desfile das bandeiras do Maranhão e do Brasil e execução do hino nacional pela Banda Marcial da Escola Henrique de La Rocque do Maiobão.

A Gerente do SESC Saúde, Regina Soeiro, representou a Diretora Regional e em sua fala parabenizou o município de Paço do Lumiar pela vitória no ano anterior e pelo empenho na realização do evento este ano, entregando a placa à Secretaria Adjunta de Desenvolvimento Social, Ana Carla Furtado. Em seguida, o adolescente Jocenilson Ribeiro, aluno do Projeto Esporte Sem Drogas passou a tocha olímpica ao professor Alexandre Brandão, do SESC, que acendeu a pira olímpica. A Banda Marcial encerrou a cerimônia apresentando uma animada coreografia e performances acrobáticas.

Na quarta-feira, criança, idosos e voluntários das comunidades participaram ativamente do Dia do Desafio. A pequena Débora Cristine, 6 anos, achou a atividade interessante, visto que ela teve a oportunidade de jogar vôlei, esporte que ela gosta muito e não tem oportunidade de praticar na sua escola.

Kelcilene Silva, voluntária do povoado Pindoba, afirmou que “a comunidade é intensamente interessada e disponível para atividades que possam promover o bem estar dos moradores, principalmente das crianças e idosos”. Prova disso foram os mais 300 atendimentos realizados na parte da manhã na localidade.

O interesse da população é evidenciada com a participação marcante do líder comunitário Agnaldo Bruzaca, que garantiu que “65% da população de Paço do Lumiar participa deste grande dia e é uma honra termos o SESC-MA como instituição apoiadora da nossa comunidade”.

No bairro do Pau Deitado não foi diferente, mais atividades e grupos de crianças e idosos. Durante parte da manhã, voluntários e funcionários do SESC-MA organizaram a realização de um Campeonato Futebol, brincadeiras e outras atividades físicas.
Durante 24 horas a cidade de Paço do Lumiar, viveu a efervescência da prática de atividades desportivas, as quais contribuem para uma melhor qualidade de vida daqueles que estão começando a se desenvolver e também os que já se encontram na melhor idade, e buscam uma qualidade de vida.

 CAXIAS

Pelo 5º ano seguido, a cidade natal do poeta Gonçalves Dias levantou cedo para realizar atividades físicas. O Dia do Desafio teve início à meia-noite após uma caminhada ao ritmo das famosas serestas que embalam as noites românticas.

A concentração aconteceu às 21h do dia 24, na frente do SESC e seguiu pelas principais ruas do centro da cidade. Antes da caminhada, o professor Amarildo Brasil França realizou aquecimento com uma rápida aula de aeróbica. Logo após, o comando foi passado para os seresteiros.

Puxados pelo carro de som, o cortejo caminhou da Praça Cândido Mendes, Pantheon, pela Rua Desembargador Norato e contornando o quarteirão até retornar a Praça Cândido Mendes. Quem esbanjou energia foram as integrantes do grupo da terceira idade que participaram do percurso sem reclamar do cansaço. O professor Amarildo comandou um segundo momento de ginástica no encerramento da caminhada a meia-noite na Praça Cândido Mendes.

Na quarta-feira, bem cedo profissionais de Educação Física se espalharam pela cidade realizando atividades laborais nas empresas. Enquanto isso, estudantes das escolas Joaquim Francisco, Clóvis Vidigal, Santo Antonio, Acrilis Crus e São Raimundo estavam na concentração para a realização de caminhada até o palco na Praça do Pantheon.

Um stand de saúde do SESC formado pela assistente social Rosilane Pontes e acadêmicos de Enfermagem realizavam serviços de aferição de pressão e teste de glicemia com os participantes das atividades ao lado do palco principal.

Além das atividades na praça, dois pólos realizavam campeonatos com a comunidade. No Centro da Juventude do Ponte, pela manhã e a tarde 320 jovens sob o comando do professor Enaldo Colácio realizaram ginástica aeróbica e competições de futsal, vôlei, ping pong e xadrez.

No pólo do Tesu Duro, jovens integrantes do grupo Resgate da Cidadania foram desafiados em competições de queimado, futebol e ping pong. Mais de 100 jovens entre 4 e 20 anos em cada turno participaram de uma aula de hip hop com o professor Antonio Jailson, Edmilson Teixeira e Edvan Santos. Nos pólos as atividades começaram as 8h e encerraram às 17h.

A tarde um passeio ciclístico parou o trânsito pelas principais ruas de Caxias, chamando a população para o show Forró Devassa que encerrou de forma animada o Dia do Desafio.

ITAPECURU

O município de Itapecuru saiu da rotina na quarta-feira, 25 de maio, com a programação do SESC-MA. A 7ª edição do Dia do Desafio mobilizou 8.865 itapecuruenses durante todo o dia, a partir das 6h da manhã até o encerramento às 18h.
 
Logo cedo, trabalhadores das indústrias ceramistas participaram de uma ginástica laboral antes de iniciar o expediente. A mesma atividade foi realizada pelos trabalhadores do comércio do centro comercial.
 
Paralelamente, das 7h às 8h a Brigada Militar realizou um desfile pelas ruas e avenidas enquanto acontecia a caminhada com os idosos do SESC Itapecuru até a Praça da Saudade. Ao término do percurso, os idosos realizaram um alongamento.
 
A Praça da Saudade foi local escolhido para as atividades realizadas no Dia do Desafio, como a Gincana Esportiva e as estações Esportivas e Kids. Como suporte para os atletas, foi montada a Estação Saúde para aferição de pressão arterial, orientações sobre prevenção das DST’s com distribuição de preservativos e promoção de Saúde Bucal.
 
Em Itapecuru houve dois pólos com Estações durante a manhã, das 8h às 11h, nos povoados Leite e Entroncamento com atividades esportivas.
 
Durante toda a programação as escolas particulares promoviam entre os alunos a Hora Desafio que consistia em 15 minutos de atividade física. A tarde houve um passeio ciclístico até o palco da Praça Saudade onde aconteceu o apresentações de grupos de dança local.