Caixeiras do Divino no Sonora Brasil

30/05/2011 às 00:00 por Viviane Franco


O repertório de um dos mais importantes festejos do Maranhão ganha o cenário nacional. Nesta terça-feira (31) acontece o lançamento do Sonora Brasil 2011 em Goiânia com a apresentação do grupo Caixeiras do Divino. Na segunda-feira, o grupo se apresentou no SESC Deodoro em São Luís.

 Rosenilde de Jesus, Maria Rosa, Maria José, Maria de Jesus e Rosa Barbosa, as cinco Caixeiras do Divino apresentaram um repertório com 11 músicas sendo sete delas com versos livres. Reconhecimento ao trabalho de anos daquelas que se dedicam com fé e amor a tradição.

Essa foi a primeira apresentação antes do circuito nacional que tem início nesta terça-feira (31) no SESC Cidadania, às 20h, e contará com a presença de organizadores e realizadores do Circuito, jornalistas e personalidades do setor cultural. Em São Luís, a apresentação contou com a presença da Diretora Regional do SESC-MA, Remédios Pereira, além de diretoras e gerentes de unidades, convidados e público em geral.
 
As Caixeiras representam o Maranhão no tema “Sagrados Mistérios – A Música Vocal do Brasil” que percorrerá os estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Esse tema apresenta repertório
da música vocal presente nas festividades populares em devoção às entidades religiosas, trazendo os cânticos das Caixeiras do Divino (MA), da Comitiva de São Benedito da Marujada de Bragança (PA) e da Banda de Congo Panela de Barro (ES). Representando a música de concerto, o Quarteto Colonial (RJ) apresenta repertório composto pelos mestres de capela para o ofício religioso da igreja católica e a obra de compositores modernos e contemporâneos inspirada nesse universo.

Em 2011, acontecem 420 concertos, em 110 cidades, a maioria distante dos grandes centros urbanos. A ação possibilita às populações o contato com a qualidade e a diversidade da música brasileira e contribui de forma significativa para o conjunto de ações desenvolvidas pelo SESC. Para os músicos, propicia uma experiência ímpar, colocando-os em condição privilegiada para a difusão de seus trabalhos e, consequentemente, estimulando suas carreiras. 

Em sua 14ª edição, o projeto apresenta, pela primeira vez, dois temas – Sotaques do Fole e Sagrados Mistérios: vozes do Brasil – que serão desenvolvidos no biênio 2011/2012, com a participação de quatro grupos em cada tema.

Este ano, o tema Sotaque do Fole circula pelos estados das regiões Sul e Sudeste, enquanto o segundo segue pelos estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Em 2012, na 15ª edição, procede-se a inversão para que os grupos concluam o circuito nacional. Com essa nova metodologia, o projeto passa a ter um planejamento bienal, contando com a participação de oito grupos, em circuitos com duração de aproximadamente 70 dias em cada ano.