Caixeiras do Divino no lançamento do Sonora Brasil

01/06/2011 às 00:00 por Viviane Franco

 

Com o auditório do Centro Educacional SESC Cidadania lotado, as Caixeiras do Divino do Maranhão, fizeram sua apresentação no lançamento do Projeto Sonora Brasil, em Goiânia. O evento aconteceu nesta terça-feira, dia 31 de maio e contou com as presenças do presidente da Federação do Comércio e dos  Conselhos do SESC e SENAC em Goiás, José Evaristo dos Santos, dos diretores Regionais do SESC do Maranhão e de Goiás, Remédios Pereira e Giuglio Settimi Cysneiros, além da presença da gerente de cultura do Departamento Nacional do SESC, Márcia Leite, representando o diretor geral do SESC, Maron Emile Abi-Abib, o coordenador nacional do Projeto Sonora Brasil, Gilberto Figueiredo, técnicos de cultura do SESC de todo Brasil, imprensa, entre outros convidados. 

A apresentação estava marcada para as 20 horas, mas o público já movimentava o hall de entrada do auditório  a partir das 19h. No saguão de entrada foi montado um espaço de convivência com pufes e mesas de bistrô ambientalizadas com a temática do evento. Do lado de fora do auditório foi realizado uma animada apresentação musical com o Grupo Passarinhos do Cerrado. O público presente cantou e dançou com o grupo goiano. Logo após, as Caixeiras do Divino, formada pelas senhoras Dona Maria Rosa, Dona Maria de Jesus, Dona Zezé de Iemanjá, Dona Rosa Barbosa e Dona Rosa Dias, vindas do Maranhão apresentaram as várias etapas do festejo do Divino Espírito Santo, cantando cantigas acompanhadas das caixas.
 
O repertório foi composto por dez cantigas, ora em uníssono, ora a duas vozes. As canções fizeram referência ao ciclos da natureza, ao Espírito Santo, a Santa Croâ – Coroa do Divino, entre outros. As Caixeiras do Divino são um dos elementos mais importantes da Festa do Divino (MA). As senhoras devotas cantam e tocam suas caixas acompanhando todas as etapas da cerimônia.
 
Circuito 2011/2012
 
O projeto SONORA BRASIL busca despertar no público um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país, incentivar novas práticas e novos hábitos de apreciação musical, promover apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.
 
Pela primeira vez, em sua 14ª edição, o projeto apresenta dois temas – Sotaques do Fole e Sagrados Mistérios: vozes do Brasil – que serão desenvolvidos no biênio 2011/2012, com a participação de quatro grupos em cada tema. Em 2011, o primeiro tema circula pelos estados das regiões Sul e Sudeste, enquanto o segundo segue pelos estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Em 2012, na 15ª edição, procede-se a inversão para que os grupos concluam o circuito nacional. Confira a programação completa no site do evento.
 
Nesta quarta-feira, 01, o grupo de Caixeiras se apresentam, no auditório do SESC Anápolis.