Projeto Eureka e a prevenção da saúde

01/06/2011 às 00:00 por Viviane Franco

Nesta quarta-feira, dia 01 de junho, aconteceu mais um encontro do Projeto Eureka, no Auditório do SESC Deodoro, que apresentou aos servidores do SESC, os motivos, as causas e como evitar as Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e o Distúrbio Osteomuscular relacionado ao trabalho (DORT), que acometem os trabalhadores que não usam adequadamente os seus objetos de trabalho na execução deste.

Ministrada pelo Massoterapeuta e Instrutor de Pilates, Rafael Marinho, a palestra ensinou aos servidores que postura incorreta, como as maneiras de sentar em frente ao computador, movimentos repetitivos e realizados sem a preocupação com as articulações e carregar peso, são alguns fatores que levam grande parte dos trabalhadores a serem afastados de seus serviços por motivo de saúde ocupacional.
A LER-DORT está relacionada à organização do trabalho ou à combinação entre equipamentos e ferramentas de trabalho, mobilidade e postura inadequada, técnicas incorretas de execução de trabalho e sobrecarga biomecânica estatística e dinâmica. O que torna necessário adaptar-se às situações e aos objetos de trabalho, como por exemplo, adequar ao mesmo nível a altura da cadeira com o monitor do computador.
Mas a DORT pode ser confundida com neuroses ocupacionais, que são ocasionadas pelas ansiedades e insatisfação com o trabalho ou o peso das atividades. A saber, as principais DORT´s são tendinite (nos tendões), tenossinovite (nas bainhas dos tendões), e síndrome do túnel do carpo, a mais comum entre os trabalhadores.
Força, repetitividade, postura inadequada e ausência de pausa, somadas são fatores essenciais que podem ser diagnosticadas como LER. Sabendo dessa realidade, o palestrante alertou os servidores do SESC, sobre a importância e a necessidade de realizar alongamentos periódicos de todas as articulações (punho, cotovelo, ombro, joelho, pescoço, quadril, tornozelo), de no mínimo 10 minutos, ensinando algumas atividades e técnicas, realizadas junto com os servidores presentes, e que podem ser aplicadas no dia-a-dia.
Rafael destacou a importância desse tipo de alongamento não só por um motivo de saúde, mas também para uma boa execução das atividades. “Os exercícios de alongamento têm a importância de manter a amplitude articular e a manutenção da musculatura, principalmente pela rotina de trabalho incessante dos trabalhadores de escritório, do comércio e das indústrias”, concluiu o palestrante.
Para o dia 15 deste mês já está marcada a próxima palestra do Projeto Eureka, que terá como tema “A Hipertensão”. Participe!