Escoteiros realizam mutirão ecológico na Praça João de Deus

06/06/2011 às 00:00 por Viviane Franco


Um abraço de solidariedade pela natureza e acima de tudo pela comunidade. No último sábado, 04, o 4º Grupo Escoteiro Visconde de Cayrú – SESC realizou o projeto “Abraçando a Praça João de Deus: Um Mutirão de Ação Ecológica Escoteiro”.

Durante toda a manhã, 93 integrantes participaram de um mutirão de recuperação da praça “João de Deus”, localizada na comunidade do Bairro do Olho D’água, com o replantio de mais de 200 mudas doadas pela UEMA e pelo IMPUR. Além das plantas, a professora da UEMA, Ariadne Rocha, prestou orientação sobre manejo adequado das espécies.

A ação é parte da programação do XX Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica que visa contribuir na defesa de uma causa nobre para toda a comunidade. Para isso, a escolha da localidade foi condicionada a proximidade com o local que o Grupo se reúne, no caso, SESC Turismo.

Segundo o Diretor Presidente do Grupo, Alberto de Sousa Rocha, a prática de serviços à comunidade, além de contribuir para resolver um problema, é uma forma de explorar a realidade, de conhecer a si mesmo, de descobrir outras dimensões culturais, de aprender a respeitar aos demais, de experimentar a aceitação e o reconhecimento do meio social, de construir a auto-imagem e de estimular a iniciativa em direção às mudanças e à melhoria da vida em comum.

“Precisamos deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram e, quando
chegar a vez de morrerem, possam morrer felizes com o sentimento de que, pelo menos, não desperdiçaram o tempo, mas sim fizeram o melhor que puderam”, disse.

Após a atividade será elaborado e apresentado relatório final para a comunidade, para o 4º GEVIC, para a Região Escoteira do Maranhão e para a Direção Nacional dos Escoteiros do Brasil, segundo os padrões estabelecidos no XX Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica.