SESC sedia I Campeonato Maranhense de Karatê

07/06/2011 às 00:00 por Viviane Franco

Um esporte de tradição milenar e origem oriental, esse é o Karatê, esporte olímpico com grande representatividade no Maranhão. Nos últimos anos, muitos atletas maranhenses, tanto do sexo feminino como masculino saíram vencedores em competições nacionais. Incentivando novos atletas locais para a prática das artes marciais, será realizado nos dias 18 e 19 de junho o I Campeonato Maranhense de Karatê, que será realizado no SESC Deodoro.

Organizado pela Associação de Federações Amadoras do Maranhão (AFAMA), com parceria do SESC Maranhão – a disputa regional terá competidores de quatro municípios: São Luís, São Mateus, Imperatriz e Pinheiro. Para participar da competição os atletas devem fazer sua inscrição no SESC Deodoro ou na AFAMA, ambos localizados no Centro, preenchendo a ficha de inscrição e doando 1kg de alimento não perecível.

Podem participar do Campeonato, atletas a partir de cinco anos, que estarão disputando duas modalidades dentro do Karatê. O Kata, que é a simulação de movimentos de ataque e defesa da luta, e o Kumite, que é o embate propriamente dito, onde os oponentes terão que realizar golpes controlados que ataquem o opositor sem machucá-lo.

Segundo o mestre Pedro Almeida, organizador da Competição e instrutor do SESC, o esporte é praticado por atletas de até 60 anos e o mesmo não tem caráter violento, e sim de educador, ao ensinar a controlar os movimentos dos atletas. Além das modalidades o professor explica que as disputas serão divididas por faixa etária, peso e também por categorias, as quais são: Atletas iniciantes, para quem estar até a faixa verde e atletas mais experientes, para aqueles que estão na faixa roxa em diante.

O Campeonato Maranhense de Karatê irá premiar os atletas com medalhas para os primeiros, segundos e terceiros colocados em cada modalidade, além de indicar os atletas vencedores para o ranking nacional da Confederação Brasileira de Karatê. além do papel esportivo, a organização cumpre também com o seu papel social, ao doar os alimentos arrecadados para o Programa Mesa Brasil, projeto do SESC-MA que presta assistência a entidades beneficentes de São Luís.