Grupo Moitará se apresenta no Palco Giratório

15/06/2011 às 00:00 por Viviane Franco

Em meio aos festejos juninos, as cortinas se abrem para com os espetáculos "ACORDA ZÉ, A COMADRE TÁ DE PÉ!" e "QUIPROCÓ", do Grupo Moitará, do Rio de Janeiro. As apresentações integram a maior rede de promoção e difusão das artes cênicas no país, o Palco Giratório, promovido pelo o SESC. Além das apresentações, será realizada uma Oficina Técnica de Utilização de Máscaras, no SESC Deodoro. 

A Oficina Técnica de Utilização de Máscaras acontece nos dias 15 e 16 de junho, na sala de Dança do Teatro Arthur Azevedo, das 14h às 18h. Na oportunidade serão desenvolvidos trabalhos com ações físicas e vocais que servirão de base para o jogo de máscara teatral, tendo como objetivo uma reflexão prática sobre a dramaturgia do ator. A oficina é destinada a atores e bailarinos e as vagas são limitadas a 15 pessoas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na sala de técnicos no SESC Deodoro.

Os espetáculos acontecem à noite. No dia 16, o grupo apresenta a comédia "Acorda Zé, a Comadre Tá de Pé!, às 20h, no Teatro Arthur Azevedo. O espetáculo conta a epopéia de Zé-di-Riba, um contador de causos, que inventa histórias cheias de vantagens para se livrar de "fazer servicinho para os outros". Sabendo da previsão de um eclipse, Zé aproveita a oportunidade para contar uma história fabulosa. Quando o dia escurece, Zé é premiado com mais uma noite que acaba se tornando um pesadelo.

Na noite seguinte, o grupo apresenta o espetáculo lúdico “Quiprocó” que se alimenta do universo cultural brasileiro com três personagens-tipos, cada um na sua rotina, tenta saciar seus desejos utilizando artimanhas de sobrevivência e, num jogo divertido de quiprocós. Este será apresentado no dia 17, às 19h, no Teatro Alcione Nazareth. Ambas apresentações são gratuitas com retirada dos ingressos na bilheteria 1h antes da apresentação.

O Grupo Teatral Moitará, desde 1988, desenvolve uma pesquisa continuada sobre o trabalho do ator, buscando compreender os princípios que fundamentam sua arte. Tem nos estudos dos aspectos e funções da máscara teatral a base para a elaboração de uma metodologia própria. Ao longo desses anos, vem realizando projetos artísticos, didáticos e socioculturais em todo o Brasil, por meio de oficinas espetáculos, exposições e palestras-espetáculos.

PALCO GIRATÓRIO

O Projeto Palco Giratório foi criado em 1998 pelo Departamento Nacional do SESC, localizado no Rio de Janeiro, desde então vem sendo desenvolvido em parceria com os Departamentos Regionais.  No SESC Maranhão ele vem sendo realizado desde o ano de 2001. Com o intuito de fazer circular espetáculos pelo Brasil descentralizando do eixo Rio – São Paulo , o Projeto proporciona trocas metodológicas de trabalho entre os grupos cênicos visitantes e locais, promove oficinas para profissionais iniciantes, intercâmbio com espectadores após os espetáculos e palestras de integração multidisciplinares com as programações locais.

O Palco Giratório integra a Rede SESC de intercâmbio de Difusão das Artes Cênicas e foi propulsor de uma política cultural adotada pelo SESC em todo país. O SESC Maranhão integra o conjunto dos Departamentos Regionais que participam deste projeto cultural, o que permite a freqüência de vários espetáculos por ano na capital e no interior do Estado, contribuindo desta forma com o crescimento de ações e investimentos na área cênica da cidade. Acreditamos que esta iniciativa representa para a classe artística uma forma de capacitação e para o público em geral, potencialização da comunicação e, da expressão artística.