A Singularidade e a Diversidade do Bumba Boi é tema de palestra no SESC

16/06/2011 às 00:00 por Viviane Franco

O São João é uma das festas mais fortes, mais ricas em culturas e por que não a mais marcante dentre as várias manifestações folclóricas existentes na capital maranhense. Por possuir enorme grau de relevância, o Serviço Social do Comércio (SESC-MA), realizou palestra em seu auditório, com temática “A Singularidade e a diversidade do Bumba meu Boi no Maranhão”, ministrada pela Arte Educadora e Pesquisadora de cultura popular do Maranhão, Maria Carolina Aragão, convidada pelo Eureka.

Dentro dessa temática, Carolina provocou a reflexão sobre a festa que fora alvo de preconceito e desprezo por parte de muitos na década de 60, hoje é tradição, chegando a se transformar em patrimônio imaterial.

Carolina falou dos diversos sotaques que existem na ilha, origem, ciclo, características, particularidades dos sotaques, os instrumentos utilizados, entre outras singularidades da dança e destacou que muitos deles não se fazem tão presentes nos arraias, clubes e circuitos juninos, como por exemplo, o quase “extinto” sotaque de Costas de Mãos.

Ela destacou que as composições do Bumba-Boi são geralmente sobre natureza, críticas, política, longevidade etc. “As temáticas para as composições englobam o contexto social. De maneira geral, quando se fala desta manifestação, um ponto comum entre eles é a descrição do auto, que possui como personagens centrais o Pai Francisco ou velho Chico, Mãe Catirina e o Boi Mimoso, Estrela ou Barroso, que dão ao enredo diferentes maneiras de celebrar a morte e ressurreição do boi”, disse.

Por meio de um inventário previsto para o segundo semestre de 2011, a pesquisadora busca dar mais destaque e visibilidade a brincadeira. “É necessário buscar os contextos da cultura, não somente vivenciando em tempo especifico, mas buscando aprender de sua origem, para manter a verdadeira raiz do folclore maranhense”, concluiu.

Além da disseminação um pouco mais aprofundada sobre as manifestações folclóricas juninas, em especial ao Bumba Boi, o SESC também fez menção ao seu tão esperado Balaio de Sotaques que terá início neste fim de semana em todas as unidades.