Boi Brilho do SESC recebe a bênção de um São João perfeito

20/06/2011 às 00:00 por Viviane Franco

Seguindo o ritual característico de início dos festejos juninos, o Boi Brilho do SESC recebeu a bênção durante cerimônia realizada na última sexta-feira, dia 17, no SESC Deodoro.

A abertura se deu com as boas vindas dadas pela Diretora Regional, Remédios Pereira, seguida pela Coordenadora do Trabalho Social com Idosos (TSI), Adalgisa Drummond. Elas saudaram o público, agradecendo a presença e alegria com que eles receberam a brincadeira que já possui 16 anos de existência.

“Este Boi foi criado com o simples objetivo de levar a alegria e felicidade para as pessoas, em especial àquelas que estão com dificuldades de locomoção, ou qualquer outro problema de saúde. O Boi é de vocês, façam parte da brincadeira”, disse a Diretora. Após a saudação, pediu um minuto de silêncio em homenagem ao Deputado Federal, Luciano Moreira, falecido recentemente em detrimento de um acidente automobilístico.

Depois da homenagem, o Pe Francisco, da Renovação Carismática do Angelin, rezou pela agremiação folclórica e abençoou aspergindo água benta completando o batismo. No decorrer das canções apresentadas pela brincadeira, orações e benção eram invocadas para a proteção não só do grupo folclórico, mas também para todos os expectadores do local e seus respectivos familiares.

O público presente na cerimônia esperava ansiosamente pela primeira toada. Adalgisa Drummond ainda deu uma palavra explicando um pouco da origem da brincadeira e ressaltando o processo de confecção das canções, indumentárias que é feita de forma muito democrática pelos próprios integrantes, fazendo com que meros expectadores se tornem cooperadores diretos, instigando a criatividade e a psicomotricidade dos idosos que integram o Bumba Boi.

“Ver o Boi brincando é contagiante principalmente gratificante, pois, atingimos os nossos objetivos”, disse com entusiasmo a coordenadora. À noite seguiu com apresentações da quadrilha Asa Branca e o show musical: Bambaê.