Sonora Brasil traz Caixeiras do Divino a Caxias

27/06/2011 às 00:00 por Viviane Franco

 

O projeto Sonora Brasil acontece nesta segunda-feira (27), a partir das 19h, no auditório do SESC-Caxias. Com entrada franca, em sua 14ª edição, o Sonora Brasil apresenta pela primeira vez em Caxias o tema "Sagrados Mistérios: vozes do Brasil".

"Sagrados Mistérios: vozes do Brasil" mostra o repertório da música vocal presente nas festividades populares em devoção às entidades religiosas, trazendo os cânticos das Caixeiras do Divino (MA), da Comitiva de São Benedito da Marujada de Bragança (PA) e da Banda de Congo Panela de Barro (ES). Representando a música de concerto, o Quarteto Colonial (RJ) apresenta repertório composto pelos mestres de capela para o ofício religioso da igreja católica e a obra de compositores modernos e contemporâneos inspirada nesse universo.

Em Caxias serão apresentadas as "Caixeiras do Divino", que são senhoras devotas que cantam e tocam caixas acompanhando todas as etapas da cerimônia. É sua responsabilidade conhecer todo o ritual e o repertório relacionado, que é vasto e variado, e ainda precisam ter a habilidade do improviso para responderem a situações imprevistas no decorrer das etapas.

Dona Maria Rosa, Dona Maria de Jesus, Dona Zezé de Iemanjá, Dona Rosa Barbosa e Dona Rosa Dias, as Caixeiras do Divino de São Luís do Maranhão, apresentarão as várias etapas do festejo através de seus respectivos cânticos, acompanhados das caixas. O canto, ora em uníssono ora a duas vozes, pode apresentar variações na melodia principal, como ocorre tradicionalmente nas práticas da tradição oral, e suas características interpretativas traduzem a força alcançada pela relação de devoção ao Divino Espírito Santo.