MS divulga dados positivos sobre saúde bucal

06/07/2011 às 00:00 por Viviane Franco

 Dados positivos da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal divulgada pelo Ministério da Saúde mostram que a proporção de crianças de 12 anos livres de cáries no Brasil aumentou de 31% para 44% nos últimos sete anos. Para manter este índice é fundamental a prevenção por meio de uma escovação eficiente e de consultas regulares ao dentista.

Pensando nisso, o SESC-MA realiza serviços de excelente qualidade na prevenção problemas dentários em crianças visando o bem-estar dos usuários do comércio, além de colocar o Brasil no grupo de países com baixa prevalência de cáries. Semanalmente são atendidas mais de 100 crianças entre 3 e 12 anos. Três profissionais de odontologia são responsáveis pelos os serviços de orientação, limpeza e aplicação de flúor.

Antes de iniciar o procedimento odontológico, ocorre uma entrevista com os pais juntamente com a criança, para saber dos hábitos alimentares, higiene dos dentes e possíveis problemas de saúde do paciente.

Segundo a odontopediatra Luciana Mariedes, o procedimento adotado evita que crianças — grandes consumidoras de açúcares — tenham inúmeros problemas dentários no futuro. “Nós orientamos tanto os pais como a crianças, pois quem perde um dente, além de ficar com uma estética inadequada, pode vir a sofrer problemas na fala, na mastigação, desenvolver mau hálito e diversas doenças inclusive problemas cardiovasculares”, ressaltou.

Em visita semestral ao SESC Saúde, Antônio Santos revela que o atendimento prestado é muito bom e que a estrutura é excelente, com uma boa higienização e equipamentos novos, facilitando assim a melhor compreensão do seu filho quanto à necessidade de utilização da escova, fio e exanguante bucal.

Luciana destaca ainda a importância da prevenção, pois é o melhor caminho, por acabar evitando uma presença constante aos dentistas, que ao ponto de vista dela, não é algo saudável, uma vez que quem estar sempre presente em muitas oportunidades ao consultório dentário tem problemas.