Abertas inscrições do Prêmio SESC de Literatura

07/07/2011 às 00:00 por Viviane Franco

 

Revelar novos escritores e promover a literatura nacional. Com esse propósito estão abertas até o dia 31 de agosto, as inscrições para edição 2011/2012 do Prêmio SESC de Literatura, que vai premiar textos inéditos nas categorias conto e romance, destinados ao público adulto.

Para efetuar a pré-inscrição o candidato deve acessa o site: www.sesc.com.br/premiosesc e preencher o formulário com seus respectivos dados. Os concorrentes podem participar com apenas uma obra literária em cada categoria. Os textos devem ser inéditos, ou seja, jamais publicados de forma integral em livrarias ou internet, ainda que estes não possuam número de registro no ISBN — International Standard Book Number.

A ficha de inscrição deverá ser impressa junto com o código verificador, e deverá ser remetida e anexada à obra em envelope lacrado, juntamente com uma cópia do comprovante de residência e a declaração de autenticidade e responsabilidade pelos direitos da obra, (conforme modelo disponível no site).

As pré-inscrições realizadas só serão efetivadas a partir do recebimento das obras pelas unidades do SESC. O candidato poderá ainda, consultar a qualquer momento o sistema para acompanhamento de sua pré-inscrição utilizando seu número de CPF para acesso.

Para participar da Premiação, o candidato deve atentar para o prazo das inscrições que devem ser feitas entre os dias 1º de julho e 31 de agosto. A data do carimbo do correio serve como comprovante de inscrição no prazo estipulado. As obras devem conter entre 130 páginas a 400, se for destinada a categoria de Romance; ou 70 a 200 páginas se para gênero Contos, que serão analisadas por comissões julgadoras compostas por escritores, especialistas em literatura, jornalistas e críticos literários indicados pelo SESC.

O resultado será divulgado em março de 2012. O vencedor de cada categoria terá a sua obra publicada e distribuída comercialmente pela Editora Record, com uma tiragem inicial de 2 mil exemplares. A data da premiação será realizada no Rio de Janeiro, com data prevista para julho de 2012.

 Confira o edital: Clique aqui!