SESC realiza Copa de Férias — Futebol para Todos

08/07/2011 às 00:00 por Viviane Franco


Experiências em todo país comprovam que a prática de esportes com professores para tirar as crianças das ruas ensina muito para os adolescentes e orienta para a vida em comum com as outras pessoas. É por isso que desde julho de 2008, o “Futebol para Todos”, projeto desenvolvido pelo SESC em parceria com a Federação dos Empregados do Comércio do Estado do Maranhão (FECEMA) tem feito a diferença ano após ano na vida dos jovens da área da Maiobinha, Vila Flamengo, Vila Isabel Cafeteira, Jardim da Paz e Cidade Operária.

O projeto surgiu com o objetivo de contribuir com a formação de futuros cidadãos. “Esse projeto busca a transmissão de valores morais para tentar afastar os jovens das drogas e consequentemente da geração de mais violência em nossa cidade. Trabalhamos a educação por meio do viés esportivo”, afirmou o professor de Educação Física do SESC, Alexandre Araújo.

Os treinos acontecem as segundas, quartas e sextas, nos turnos matutinos e vespertinos. O SESC disponibiliza kit esportivo com camisa, calção e meião para o começo das atividades, com exceção das chuteiras.

São enfatizados os aspectos físico, técnico e tático, além de participação de campeonatos, em especial, os organizados pelo SESC-MA. Os garotos que ganham destaque durante os treinos são encaminhados para os grandes clubes de futebol da capital maranhense.

“Os meninos que se inscrevem geralmente se dedicam ao esporte. Isso faz com que as expectativas e sensação de dever cumprido dêem a cada dia mais e mais a vontade de continuar com o trabalho”, destacou Alexandre.

O Futebol para Todos já contabiliza o alcance de cerca de mais 100 jovens de até 18 anos de idade. Neste mês de férias, os alunos já inscritos no projeto, participam da Copa de Férias — Futebol para Todos, com premiações de troféu e medalhas para primeiro, segundo e terceiro lugar. A finalidade maior da copa é estreitar os laços de amizade, proximidade e companheirismo entre os alunos.

As inscrições podem ser efetuadas no Núcleo de Esportes da Maiobinha. A ficha de inscrição deve ser assinada pelos pais.