Grupo de Escoteiros do SESC completa 51 anos

15/07/2011 às 00:00 por Viviane Franco



Com o tema “Preservando o Planeta para futuras gerações”, o 4° grupo de Escoteiros Visconde de Cayru comemora neste sábado (16), 51 anos de história. A programação do 20º FestGEVIC acontece no SESC Turismo e é composta por gincanas, oficinas, show musical e outras atividades.

A programação tem início às 8h, com recepção de convidados pela banda de música da Policia Militar e hasteamento das bandeiras Nacional, do Maranhão e do GEVIC.  Em seguida começam as atividades na praia do Olho D’Água: futebol, queimado, rouba bandeira e vôlei.

Durante todo o dia acontecem ainda oficinas de pintura de rosto, confecção de sacolas com jornal, origami, confecção de imã de geladeira, pintura de tecido, cartão com dobradura e fabricação de cata vento com garrafas pet. A partir das 14h haverá tarde cultural.

A programação encerra às 18h com entrega de Premiações para as Equipes vencedoras e lembranças aos Grupos Escoteiros e Região, e tão esperado parabéns com distribuição de bolo e refrigerante e retirada das Bandeiras

O coordenador do Grupo Alberto, que está à frente das atividades do grupo há 29 anos, fala sobre o evento: “Comemorar 51 anos é sem dúvida alguma muito gratificante, até porque todos aqui nunca esquecem as lições aprendidas. No escotismo só existe faixa etária para um começo”, disse descontraidamente.

O Escotismo chegou ao Maranhão no ano de 1917, por meio do professor Antonio Lopes da Cunha. No Maranhão a União Parlamentar Escoteira foi instituída oficialmente  em dezembro de 2010. Neste ano de 2011

O propósito do movimento escoteiro é contribuir para que os jovens assumam o desenvolvimento próprio do caráter, propriedades física, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais.