Grupo de Escoteiros do SESC promove feijoada em comemoração ao 51º aniversário

18/07/2011 às 00:00 por Viviane Franco


Cerca de 800 pessoas participaram no último sábado (16), no SESC Turismo, do XX FestGEVIC que teve como tema “Preservando o Planeta para futuras gerações”. A tradicional feijoada promovida pelo 4º Grupo Escoteiro “Visconde de Cayrú” é uma forma diferente de comemorarem o aniversário de fundação do grupo, além de aumentar a integração entre os escoteiros e encontrar parceiros que queiram fazer parte desta história.

A abertura aconteceu às 8h com hasteamento das bandeiras do Brasil, Maranhão e do GEVIC ao som do Hino Nacional e oração com o escotista e coordenador Pedro Cardoso, em seguida, o diretor presidente, Alberto Rocha deu a palavra de boas vindas.

Após a cerimônia inicial os escotistas foram organizados em oito equipes contendo membros de todos os Ramos e Grupos Escoteiros, bem como convidados para realização de atividades esportivas. A manha esportiva foi organizada em 4 bases para o ramo lobinho nas dependências do SESC Turismo e 04 para os escoteiros e seniores na Praia do Olho D’Água.

Participaram do evento membros juvenis e adultos do Movimento Escoteiro da Região do Maranhão, entre eles “Piatã”, “Domingos da Silva Borges”, “Coelho Neto” e “José de Ribamar Nascimento”, além de familiares e amigos dos escoteiros e escotistas.

Ao meio-dia foi servida a feijoada tanto na quadra quanto na Praça de Alimentação. Foram vendidas mil senhas que integram a campanha financeira anual do Grupo que é visto que o trabalho não tem fins lucrativos, nem fonte financeira própria.

As atividades reiniciaram a tarde a partir das 14h com dinâmicas, oficinas, canções, peça teatral e show musical. Às 17h30, ocorreu a premiação dos grupos vencedores das disputas esportivas e entrega das lembranças. Como não poderiam faltar, os parabéns com direto a bolo.

 Escotismo

 

Fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos. Sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a formação cidadã, baseado na Promessa e na Lei escoteira, e por meio da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

 

No Brasil o escotismo foi fundado em 1910 na cidade do Rio de Janeiro. Atualmente existem mais de 30 milhões de escoteiros em todo o mundo. Só no Maranhão existem 6 grupos.

 

O GEVIC possui hoje 115 jovens inscritos entre 7 e 22 anos de idade. Segundo a coordenadora pedagógica, Narcisa Enes Rocha, o escotismo complementa o trabalho educacional da escola e da família, pois promove prega valores, organização científica e intelectual além de atitudes comportamentais como honestidade e responsabilidade que são importante para formação do ser humano. “Não trabalhamos só conceitos, mas com prática por meio de situações reais”, explicou.

 

Escotista há 36 anos, Pedro Jesus Cardoso é considerado o mais antigo do grupo em atividade e garante que as lições aprendidas no GEVIC foram importantes para formação do caráter e a personalidade. “Além desses valores, foi por meio do escotismo que conheci vários lugares do país, fiz amizades verdadeiras e por isso continuo no grupo e trouxe meus três filhos”, contou.