Ação Social no Terminal da Praia Grande

22/07/2011 às 00:00 por Viviane Franco

Nutricionistas, Técnicos em Enfermagem, Técnicos em Odontologia e Assistentes Sociais participaram do Projeto Semeando Saúde, promovido pelo SESC-MA nos dias 21 e 22, no Terminal da Integração da Praia Grande.

Com intuito de promover uma cultura de prevenção das principais doenças com os maiores índices de incidência no estado e no país, o SESC Saúde ofereceu aferição de pressão, testes de glicemia, orientações para combater o câncer de pele, higienização bucal, informações sobre as hepatites virais, acompanhamento nutricional e distribuição de preservativos e protetores solar.

A meta foi de 600 atendimentos por dia, Geysa Cutrim, Coordenadora de Educação em Saúde, destaca a importância do Projeto para a população ludovicense. “O trabalho que realizamos é fundamental para alertar as pessoas, evitando assim que ocorra o desenvolvimento de doenças que podem ser evitadas com uma simples prevenção”, exemplo disso é a orientação de como se proteger dos raios solares que podem vir a causar o câncer de pele.

Marcia Cristina, 44, comerciária, aproveitou a oportunidade para aferir sua pressão, destaca: “este serviço é uma maravilha para nós que não temos acesso a rede privada e os hospitais públicos estão sempre cheios, é muito válida esta ação, afinal saúde é prioridade”. 

Além do SESC-MA, o Projeto Semeando Saúde tem como parceiros o Instituto Ana Neri, a Clínica de Nutrição Alimentare e a Farmácia Garrido, todos estes disponibilizam profissionais e materiais para ajudar na ação.

A professora e Coordenadora de Ações Externas do Instituto Ana Neri, Josileide Gomes, ressalta o valor que tem o trabalho que é desenvolvido, “a população é muito carente, eles necessitam de assistência e aqui nós damos todo o apoio necessário, mesmo que seja em uma consulta rápida de quinze minutos”. Leidiane Santos, Técnica em Enfermagem, enfatiza que o trabalho prestado é uma ótima alternativa para a população e uma excelente experiência aos profissionais da saúde.

O Projeto Semeando Saúde, é uma ação sistemática do SESC-MA, ocorre todos os meses na Unidade Deodoro e também em espaços públicos da capital maranhense, os serviços são oferecidos para toda comunidade.