Exposição Cores da Maturidade no SESC Deodoro

22/07/2011 às 00:00 por Viviane Franco

 

Com muita versatilidade, criatividade e força de vontade, o grupo da terceira idade (TSI) da unidade do SESC turismo levou para a Área de Vivência do SESC Deodoro, a exposição Coletiva “Cores da Maturidade”. A 2° edição da exposição de quadros é resultado de um curso de pintura acrílica em tela, que aconteceu há três.

A coordenadora Ironeide Soares explicou que o intuito do curso não é profissionalizante, mas estimular a saúde e a relação. “O curso não busca formar pintores profissionais, mas sim, de resgatar a alta estima, desenvolver a coordenação motora, além de ser uma terapia ocupacional que estimula e estreita os laços de amizades entre os participantes do grupo”, disse.

Dentre os participantes, Rita Caldas integrante do grupo há um ano, se diz muito feliz e entusiasmada com o projeto. “Apesar das limitações que chegam com a idade, é simplesmente prazeroso estar desenvolvendo esse tipo de atividade, nos sentimos úteis”, garantiu.

Doze pessoas integram o grupo da terceira idade, os idosos afirmam que o resultado obtido com as pinturas, às vezes não é tão importante quanto o processo. Hildenê Silva, que integra o grupo há cinco anos usa a pintura como “antídoto” para sanar o começo de uma depressão que, segundo ela, tem insistido em permanecer em sua vida, mas que graças a interação, passeios e novas amizades o SESC tem proporcionado, as coisas têm tomado um rumo positivo e diferente.

Hildene já pintou cinco quadros, dentre eles o que despertou repercussão midiática intitulado, “Meu olhar da Amazônia”. A pintora de 70 anos se diz muito feliz e que é muito grata a Deus e ao projeto. “Pra mim é uma benção, é uma verdadeira terapia, uma espécie de cura; eu me sinto muito feliz aqui”, disse.