Marujada de Bragança se apresenta no Sonora Brasil

25/07/2011 às 00:00 por Viviane Franco


“Roda”, “Retumbo”, “Folia de Ave Maria”, “Chorado”, “Folia da Alvorada” e “Marujada de São Benedito”. Com essas canções o grupo folclórico do Pará, Marujada de Bragança se apresentou no último domingo, 24, no Teatro Alcione Nazareth, pelo Projeto Sonora Brasil do SESC.

O grupo composto por seis devotos de São Benedito percorreu todos os rituais da festa de São Benedito, despertando a curiosidade por aqueles que não conheciam a festa. Michel Chateel, turista francês, que está passando uns dias na cidade, disse que desconhecia a festa, mas que havia gostado da apresentação.

A Presidente da Comissão de Folclore Maranhense, Lenir Oliveira, prestigiou a apresentação e destacou a importância do Sonora Brasil para a cultura popular de todos os estados brasileiros. “É um Projeto que dar uma oportunidade para grupos que tem trabalhos valiosos, mas por falta de um interesse da grande mídia e patrocinadores, estes ficam reclusos praticamente em sua região”, disse.

Entre o público presente no Teatro, se encontravam muitos turistas paraenses, que aproveitaram o passeio em São Luís para relembrar um pouco da terra natal. Entre eles, Hugo César afirmou que já conhecia a Marujada de Bragança e suas Comitivas. “É muito interessante, pois é uma Festa Popular que mistura o divino com o profano”, e completa falando do projeto Sonora Brasil: “é muito válida a iniciativa do SESC, quem ganha o folclore do Pará”, encerrou.

O destaque da apresentação foi Mestre Zito, tocador de Rabeca e há 60 anos a frente da Marujada Bragança, mantém total disposição para continuar peregrinando e divulgando o nome do Santo, pelo qual tem imensa devoção.

A festa de São Benedito acontece no mês de dezembro em diversas regiões do estado do Pará, a expectativa do grupo e do SESC, como incentivador da cultura popular brasileira, é que possa haver um fortalecimento desta tradição que já tem mais de dois séculos de existência. A Marujada de Bragança prossegue suas apresentações pelo país, pelo Projeto Sonora Brasil até setembro.