Grupo da Terceira Idade do SESC Turismo apresenta trabalhos artísticos

08/08/2011 às 00:00 por Viviane Franco


Auto-estima e superação foram às marcas da Exposição Artística promovida pelo Grupo da Terceira Idade do SESC Turismo na última quinta-feira, 04. Os trabalhos que foram exibidos são frutos da oficina de Pintura com tinta acrílica, o qual foi realizado ao longo de três anos, durante esse tempo os participantes da atividade, se reuniam todas as terças e quintas para aprenderem as técnicas de pintura.

Ironeide Soares, Coordenadora do TSI na Unidade Turismo do SESC-MA, comenta, “é visível as melhorias nas vidas dos participantes da oficina, eles ganham quando percebem que são capazes de realizar esses belíssimos trabalhos”. A Assistente Social ainda relatou que a relação de amizade cresceu dentro do grupo, por conta do convívio e também pela cooperação entre os oficineiros.

Uma das marcas de superação nos trabalhos apresentados fica evidenciada pelas telas pintadas por Joana Genário, uma das mais antigas participantes do grupo. A aposentada tem 86 anos e sofre de uma doença chamada Degeneração Macular, a qual aos poucos vai diminuindo o campo de visão e consequentemente deixa a pessoa com dificuldade de enxergar. 

Joana contou que nunca tinha pintado nada na vida e ainda tem a dificuldade em enxergar, por isso ter conseguido realizar treze trabalhos artísticos é de fato uma grande vitória. “A pintura veio como terapia para mim, no começo deu muito, mas me esforcei e ganhei prática, e claro tenho que agradecer a Ironeide que incentivou sempre”, finalizou a “artista”.

Outro exemplo que marca a Exposição dos trabalhos é Isidora Diniz, 77 anos, a qual faz parte do grupo há mais de dez anos e também realizou suas primeiras pinturas na oficina, ela ainda conta: “não faltei uma aula, me dediquei desde o primeiro dia, não é a toa que a atividade acabou se tornando prazerosa e fez-me desenvolver a criatividade, fonte da minha inspiração, ao aguçar minha imaginação”.

A apresentação dos trabalhos artísticos foi uma forma também de valorizar o esforço e dedicação dos participantes da oficina, os quadros além de serem exibidos foram colocados a venda a valores simbólicos (R$15 a R$30) com intuito de custear os investimentos realizados. Para quem não adquiriu as obras durante a exposição, ainda vai ter a oportunidade de poder comprar os trabalhos na sala do TIS no SESC Turismo.

Após a Exposição Artística, Ironeide Soares confirmou que as oficinas de trabalhos manuais vão ter continuidade, só que para o próximo ano o trabalho será de Pintura em Tecidos, a expectativa é que seja alcançado o mesmo resultado e que quem sabe possa até superar o que foi apresentado na oportunidade.