Galeria de Artes do SESC recebe exposição “Controle”

12/08/2011 às 00:00 por Viviane Franco

Virtuosidade, criatividade e muito bate papo foram os elementos que compuseram a noite desta quinta-feira (11), na exposição “Controle”, do artista plástico tocantinense Cláudio Montanari, na Galeria de Artes do SESC Deodoro. A Mostra deu início a 4° edição do Projeto SESC Amazônia das Artes que acontece até o dia 20 de agosto.

Bacharel em Desenho e arte plástica pela Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, Montanari possui especialização em Design para estamparia. Seus trabalhos resultam de uma série de questionamentos e indagações feitas quanto ao fluxo de informação, além de sua busca por suscitar o questionamento dos expectadores quanto sobre esse assunto.

“Busco trazer e estimular por meio da mostra, essa auto-reflexão e indagação. Não temos como “Filtrar” as informações. A mostra não é uma critica contra a mídia que sem dúvida alguma é muito importante para a propagação e estimulação de conteúdo”, frisou.

As obras feitas em papelão trazem em comum a repetição de imagens, mas em contextos diferentes. O que fazia com que cada peça completasse a outra. Dentre as várias temáticas de grande pertinência e relevância retratadas pelo artista plástico estão: a prostituição, enorme fluxo de informação, religião, meio ambiente, tecnologia, consumo, entre outras.

Cláudio Montanari já possui 20 anos de carreira e sua primeira mostra foi no ano de 1992 como estudantes. A mãe professora de educação artística exerceu influência segundo Montanari. “Eu sempre gostei de desenhar, a galera sempre elogiava e começou a incentivar; então resolvi fazer o curso de artes plásticas. Minha mãe que já era professora de educação artística acabou me impulsionando”, disse.

As coordenadoras da galeria de artes Bethânia e Paula, fizeram a abertura do bate papo com artista tocantinense na galeria de artes, e deram as boas vindas aos acadêmicos do curso de artes plásticas, pela Universidade Federal do Maranhão e pessoas do universo cultural.
As exposições do artista já passaram por Manaus, Palmas e Porto velho. A exposição “Controle” está a disposição do público até o dia 30 de agosto, com agendamento prévio e visitas em horário comercial.