O Miolo da História no SESC Amazônia das Artes

15/08/2011 às 00:00 por Viviane Franco


O Teatro João do Vale, abriu suas portas para mais uma noite de espetáculo, dessa vez com o Espetáculo Teatral “O miolo da Historia”, da companhia teatral e dramaturga de Artes Santa ignorância. O espetáculo é uma obra de ficção baseada em leitura, observação e depoimentos de brincantes; trazendo consigo a síntese dos conflitos de um homem pobre, diante da exploração que este sofre no ambiente de trabalho e no espaço do divertimento e que integra a vasta programação do circuito SESC Amazônia das Artes.

A Companhia Santa Ignorância é uma entidade de produções artísticas que surgiu no cenário cultural em 1997, a partir das necessidades do desenvolvimento das artes cênicas por meio do teatro.

Com classificação 12 anos e duração de 55 minutos de drama e irreverência “João”, personagem central da história, é um operário da construção civil e brincante de bumba meu boi. João reside em um casebre bem humilde, tem uma vida bem sofrida e é muito solitário. Apesar de todos esses problemas João sustenta o desejo e o sonho de se tornar cantador de bumba Boi onde brinca e com isso, adquirir uma posição mais privilegiada na vida.

O drama de João começa quando, não sendo aceito como cantador, decide não sair na brincadeira daquele ano. Triste e indignado com a rejeição, ele vai para o trabalho embriagado e acaba machucando-se, precisando refazer os votos com o santo para não perder a perna. O espetáculo apresenta o homem em conflito com a fé e suas relações sociais.

O espetáculo trás em sua ficha técnica, Dramaturgia, direção, atuação, músicas e cenografia com Lauande Aires; Iluminação: Eliomar Cardoso e Júlio Cesar da Hora (Jarrão),Operação de sonoplastia: Lesly Thaís Correia/Cesar Boaes, Fotos: Ayrton Valle/Paulo Socha, Arte Gráfica: Manoel Freitas,Treinamento de brincante: Leonel Alves, Consultoria Artística: Antônio Freire, Leonel Alves, Manoel Freitas e César Boaes.