Mostra Ciências no Cotidiano acontece na Deodoro

17/08/2011 às 00:00 por Viviane Franco



Será aberta nesta quinta-feira, 18, no SESC Deodoro a Mostra “Ciências no Cotidiano”, a qual tem como objetivo instigar o público ao conhecimento científico. O evento integra o Projeto SESCiência, do Departamento Nacional do SESC e vai mostrar que a ciência está presente no dia-a-dia de estudantes, professores e cidadãos em geral, a Exposição permanecerá aberta até o dia 31 de agosto.

Durante os treze dias que a Mostra estará em cartaz no Ginásio do SESC Deodoro, escolas poderão agendar visitas. O Projeto visa facilitar o acesso da clientela estudantil, acadêmico científico, professores e comerciários, aos conceitos científicos, a partir da participação interativa e da observação lúdica; despertando e construindo conceitos particulares científicos; além de promover palestras, oficinas e exibições cinematográficas.

Para programar visitas as escolas interessadas deverão entrar em contato com a Central de Atendimento do SESC (3216-3844 / 3812), disponibilizando a lista com o nome e a quantidade de alunos.

Na programação da Exposição ainda estão inclusas palestras na programação, entre elas a do professor da UFMA José Antonio Oliveira, que ministrará “Quanta ciência há no cotidiano”, cujo público alvo, são professores, acadêmicos e representantes de projetos ligados a ciência.

Ainda serão oferecidas exibições cinematográficas na sala de Cinema Digital no próprio SESC. Um dos filmes a serem exibidos será “Que bicho é esse?” – cujo enredo elucida e traz conceitos sobre eletromagnetismo.

Além dos filmes e palestras as oficinas com o tema “Experimentoteca de Física”, disponibilizarão treze equipamentos como cadeira giratória, pressão atmosférica, Pêndulo de Newton etc. Nessas ‘ferramentas’ os alunos e visitantes poderão pôr em prática os conhecimentos adquiridos durante as palestras.

Monitores estarão à disposição dos expectadores, para tirarem dúvidas e ajudarem no manuseio dos equipamentos. A exposição dos equipamentos estará disponível durante todos os dias em que o projeto estiver efetivando suas atividades.