Saúde e prevenção para os servidores

18/08/2011 às 00:00 por Viviane Franco

Nesta quarta-feira, dia 17 de agosto, aconteceu mais uma edição do Projeto Eureka, no Auditório do SESC Deodoro, que trouxe aos servidores uma discussão sobre as consequências, os sintomas, os fatores e o tratamento da hipertensão arterial ou pressão alta.
 

Ministrada pela enfermeira e servidora do SESC Turismo, Patrícia Veras, a palestra teve o objetivo de alertar os servidores sobre a importância de cuidar da saúde, com a prevenção adequada.
 
Para iniciar a palestra, Patrícia apresentou um vídeo explicativo sobre a doença, que acomete cerca de 30 milhões de brasileiros, dos quais a metade nem desconfia, por ser uma doença silenciosa e crônica. Outra informação importante e que muitos não sabem, é que a pressão ideal deve ser até no máximo 12.80; acima disso a pessoa já é diagnosticada com pressão alta.
 
Mas o que é a hipertensão? Segundo a especialista, é a pressão que o sangue faz na parede da artéria de maneira muito forte ficando acima dos limites normais, e que pode ser medida por dois valores: a sístole, o maior valor, e a diástole, o menor valor.
 
Os fatores causadores da hipertensão são aspectos como a hereditariedade, a idade avançada, o estresse, a obesidade, a diabetes e o colesterol alto (cerca de 40% dos hipertensos também tem colesterol elevado).
 
Para que os servidores do SESC-MA possam ficar atentos aos seus hábitos, Patrícia alertou também sobre os principais sintomas da hipertensão. São eles: dor de cabeça, tontura, boca seca e ponto de luz na visão. O quadro pode agravar para doença renal, doenças arteriais, hipertrofia ventricular – arritmias e infarto, diminuição da visão e acidente vascular encefálico (AVE).
 
Finalizando a palestra, a enfermeira orientou sobre a importância de consultar um médico regularmente para verificar a pressão arterial, além de uma reeducação alimentar, evitando sal, frituras, bebidas alcoólicas, sem esquecer de praticar atividades físicas, e tomar a medicação de acordo com as orientações do médico. Após as orientações, os servidores puderam medir a pressão e também os níveis de glicemia.