Semana Maranhense de Dança realiza apresentações no SESC Deodoro

22/08/2011 às 00:00 por Viviane Franco



Com participação de companhias de danças maranhenses e convidadas de outros estados e de outros países, teve início nesta segunda-feira (22) em São Luís, a V Semana Maranhense de Dança. A programação acontece até o dia 28, e diariamente realiza apresentações de grupos maranhenses no SESC Deodoro, às 12h.

A V Semana Maranhense de Dança tem como perspectiva a formação e capacitação de profissionais, revitalização e valorização da dança maranhense, incentivando a produção local, a formação de plateia, o intercâmbio entre companhias, grupos, escolas e bailarinos independentes maranhenses e de outros estados, por meio de espetáculos, oficinas, palestras, exposições, abrindo possibilidades positivas para o crescimento qualitativo dos profissionais envolvidos.

A programação contará com oficinas, cursos e apresentação de espetáculos de dança, lançamento de livro, mesas redondas, palestras, cortejos com artistas pelas ruas do Centro e homenagens a personalidades do mundo da dança.

Os espetáculos acontecem no Teatro Arthur Azevedo (à noite), no Teatro João do Vale (manhã e noite) e na Praça Nauro Machado (tarde), sempre com entrada franca. Debates, palestras e mesas redondas acontecem no auditório do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, na Rua do Giz. Já oficinas, cursos e lançamento de livro acontecerão no TAA.

Confirmaram presença os bailarinos: Renato Vieira (RJ), Najwa Zaidan (SP), Isabel Marques (SP), Felipe Borges e Paula Moraes (PE), Jessica Braga (RJ), Fran Mello (MA), Gregory Lorenzutti (RJ), Lavignia Bizzoto (RJ), Joaquim Thomé (RJ), Fabiana Nunes (RJ), Soraya Bastos (RJ) e Erick Swolkin (SP). Também haverá participações especiais de Bruna Ganglianoni, maranhense que irá integrar o corpo de baile do Ballet Bolshoi, na Rússia, além da cubana Analay Saiz e o bailarino colombiano Santiago Gril.

ABERTURA OFICIAL

A abertura oficial acontece nesta terça-feira (23), a partir das 19h, com o lançamento do livro “Linguagem da Dança: Arte e Ensino” da bailarina e professora Isabel Marques (SP). A noite de espetáculos será aberta com as apresentações do solo do bailarino maranhense Fran Mello, seguido do espetáculo “Pretérito Perfeito e Imperfeito” com a companhia Renato Viera Cia de dança, do Rio de Janeiro.

O primeiro espetáculo da V Semana de dança “In Solo” retrata um corpo de maneira inconsolidada, tendo o movimento como produto do intemperismo de sua origem. O espetáculo que a Renato Vieira Cia de Dança apresenta é uma sucessão de solos, duos e trios recriados a partir de novos estímulos dramatúrgicos e musicais. Trata-se de uma experiência de composição inédita para a companhia e que deverá trazer novas combinações dentro do seu repertório.

Na terça-feira (23), o palco do Teatro João do Vale terá às 9h e às 15h espetáculos do projeto Arte/Educação com apresentação de grupos maranhenses para escolas públicas. E no Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, a partir das 10h, os debates: “Quem fomos, quem somos e quem pretendemos ser”, que será coordenado por Antunes Neto; e “De onde venho? Para onde vou?”, com a professora Myriam Marques.

A V Semana Maranhense de Dança conta com a colaboração dos profissionais Abelardo Telles, Eliane Propp (bailarinos) e Ana Paula Fonseca (arte-educadora) na coordenação e organização do evento.

Confira a programação completa