Espetáculo baseado em obra de Drummond deixa boa impressão em apresentação realizada em São Luís

23/08/2011 às 00:00 por Viviane Franco

O espetáculo de dança (Des)Vestidos foi a atração do “Amazônia das Artes”, realizado pelo SESC-MA. A apresentação ocorreu no Teatro Arthur Azevedo, a peça é montando baseada em uma parte do poema “O Caso do Vestido” de Carlos Drummond de Andrade. O texto configura-se como o pretexto de leituras subjetivas e modos distintos de inscrever o poema no corpo, e assim, (des)veste-se o poema de diferentes modos.

O espetáculo teve um excelente público e logo após apresentação ocorreu um bate papo com a platéia, este foi proposto pela Diretora da Companhia, Waldete Brito, nome este que dá o título para o grupo, que se chama: Companhia Experimental de Dança Waldete Brito do Pará.

A maneira como é interpretada a peça – criador lê o poema e converte a gramática textual em gramática coreográfica é subjetiva e, portanto, provoca distintas leituras que se deslocam no tempo e no espaço da intertextualidade cênica.

“(Des)vestimos o poema de diferente modos, e pelo movimento corporal revelamos a nossa leitura em gestos e movimentos que traduzem outros poemas que se deslocam em 11 cenas da dramaturgia geral’, afirma Waldete Brito. “Assim, no interior de cada cena coreográfica, a dança vira poema é a dança no sentido de cada corpo dançante”, conclui a Diretora.

Os bailarinos continuam suas apresentações pelo país, seguindo para os estados de Sergipe e Alagoas, os mesmos já rodaram toda região Norte e os estados que estão dentro da Amazônia Legal. Para o público ludovicense ficou a excelente impressão de um trabalho feito com bastante estudo.