II Festival Internacional Sesc de Música tem inscrições abertas

30/08/2011 às 00:00 por Viviane Franco

Pelotas, no sul do Estado, reviverá mais uma vez em 2012 os áureos tempos de pólo cultural com a realização do II Festival Internacional Sesc de Música, entre os dias 9 e 21 de janeiro. Serão 13 dias em que a cidade, que no final do século XIX e início do século XX recebia importantes espetáculos em seus teatros ao lado de Buenos Aires e Montevidéu, respira música, tanto nos espaços mais sofisticados quanto nas periferias.

O evento oportuniza momentos de aprendizado que atrai alunos de várias partes do Brasil e de outros países do Mercosul que vem em busca das orientações de mestres renomados das Américas, da Europa e da Ásia.

Numa promoção do Arte Sesc-Cultura por toda parte, o II Festival Internacional Sesc de Música destaca em sua programação música de concerto, instrumental brasileira e jazz. A programação contará com 43 espetáculos divididos em recitais, música de câmara, concertos e apresentações de música instrumental, atividades do núcleo de inclusão cultural, além de 30 oficinas de instrumentos e canto ministradas por professores brasileiros e de países como Alemanha, Itália, Estados Unidos, Argentina, Uruguai e França. A expectativa da organização é superar a marca de 400 alunos. “Estamos preparando uma agenda intensa para atender os alunos que irão à Pelotas em busca de novos conhecimentos. Buscamos também ampliar as atividades como os concertos e recitais, pois a receptividade da comunidade na primeira edição foi muito boa”, afirma o gerente de Cultura do Sesc/RS, Silvio Bento.

Inscrições

Cursos de instrumentos, recitais, palestras e concertos fazem parte da programação destinada a estudantes de música dos níveis intermediário e avançado/profissional. As inscrições podem ser feitas pela internet a partir de 26 de agosto, pelo site www.sesc-rs.com.br/festival

Os cursos e oficinas são divididos em cordas, madeiras, metais, piano, regência de Banda Sinfônica, canto coral, inclusão cultural, música antiga, choro, música instrumental brasileira e jazz. As aulas acontecem em dois turnos: manhã e tarde e durante todo o dia, em diversos horários, acontecem espetáculos com entrada franca para toda a comunidade.

O II Festival Internacional Sesc de Música também é um espaço de inclusão. Com o objetivo de oportunizar acesso à população de Pelotas, o Festival se desloca; não fica restrito aos espaços culturais tradicionais, como o Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), a Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), a Sociedade Música pela Música, a Catedral e o Theatro Guarany, mas vai aos bairros, onde acontecem classes de música. Hospitais, asilos e creches também recebem atividades do evento.

Lançamento

A solenidade de lançamento do II Festival Internacional Sesc de Música aconteceu nesta quinta-feira (18/8), no Teatro do Sesc Centro, em Porto Alegre, com a presença de autoridades do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e da região de Pelotas, entre outros convidados.

Após a apresentação do Quinteto de Sopros de Porto Alegre, o diretor do Sesc/RS, Everton Dalla Vecchia, afirmou que é com eventos como este que a entidade reforça sua missão de levar um pouco mais de alegria aos gaúchos. “Queremos contribuir com o bem-estar das pessoas e com o desenvolvimento do Estado. É interessante perceber que o festival além de incentivar a formação de plateias, permite promover a circulação e a troca de experiências e a formação de novos profissionais da área”, explica Dalla Vecchia.

O prefeito de Pelotas, Adolfo Fetter, agradeceu a parceria com o Sistema Fecomércio-RS e reforçou que a escolha da cidade como sede do evento é acertada tendo em vista a tradição e a história do local estreitamente ligada à música e à cultura: “É uma honra para a cidade de Pelotas receber mais uma edição deste festival. O desafio é enorme para todos nós e muito nos orgulha participar desta realização”.

Representando o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Zildo De Marchi, o vice-presidente da entidade, Flávio José Gomes, lembrou sobre a importância de eventos como estes no que tange o desenvolvimento econômico da região. “A sociedade como um todo ganha com realizações como esta. Pelotas fervilha cultura e por isso é uma satisfação contribuir com o desenvolvimento do sul do Estado. Sabemos que hotéis, restaurantes e o comércio como um todo são impactados positivamente. Que bom podermos trabalhar juntos neste projeto”, finaliza Flávio José Gomes.

O Festival é realizado pelo Sistema Fecomércio-RS, através do Sesc/RS e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Pelotas, do Senac, da UCPEL, UFPEL/Conservatório de Música, Expresso Embaixador, além do apoio de outras entidades locais.

Sobre o Sesc

No Rio Grande do Sul, o Sesc está presente em mais de 450 municípios com atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Desta forma, o Sesc/RS desempenha o papel social assim como o Senac/RS o da qualificação profissional do Sistema Fecomércio-RS que atua em âmbito econômico, político e social pela constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho. Saiba mais sobre o Sesc/RS em www.sesc-rs.com.br.