Projeto Mesa Brasil realiza ações educativas em setembro

06/09/2011 às 00:00 por Viviane Franco

Sessenta e oito instituições que atendem crianças, adolescentes e idosos de São Luís e Caxias recebem todo mês alimentos in natura e perecíveis doados por representantes do setor alimentício. A iniciativa faz parte do projeto Mesa Brasil, do SESC-MA.

O SESC-MA, a partir do Mesa Brasil, realiza parcerias com supermercados e representantes do setor alimentício, sendo que dentre as entidades participantes, apenas cinco são permanentes: Bom Preço, Atacadão, Mateus, Compex e Galeteria Tudo a Ver.

Cerca de 70 quilos de alimentos são arrecadados diariamente com destino a abrigo de adolescentes, casas de apoio ao idoso, escolas comunitárias e creches. São doados produtos com avarias, mas ainda aptos para o consumo depois de tratamento adequado e com data de validade a vencer.

Além da captação, arrecadação e entrega dos mantimentos, o Mesa Brasil também instrui as merendeiras e cozinheiras das instituições, ao mesmo passo que capacita sua rede de voluntários. O banco de voluntários comporta 55 voluntários e atualmente está todo preenchido. Em cada ação são necessárias 25 pessoas, em média.

 Na agenda desse mês está a palestra “A Educação como veículo de transformação social”, que trabalha temas que incentivem a sustentabilidade e desenvolvimento social, marcada para o dia 23 e o treinamento para voluntários intitulado “Segurança no Trabalho Voluntário”, no dia 30. Os dois eventos acontecerão no auditório do SESC Deodoro, das 9 às 11 horas.

Empresas Parceiras – Benefícios Fiscais

Segundo o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), a empresas que realizam doações podem receber isenção de impostos, que variam de acordo com a quantidade de produtos fornecidos. Seus representantes devem entrar em contato com o órgão para cadastrarem-se, contabilizarem as notas fiscais e receberem o abono.

Parceiros Eventuais

Um dos maiores colaboradores, sem dúvida, é a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). Apesar de não ter uma data fixa para a doação, é responsável por boa parte da arrecadação, sendo de extrema importância para o programa de assistência. Entre os meses de maio e julho, forneceram cerca de 50 mil quilos de alimentos.

        Amanda Machado