SESC e conscientização social: uma parceria que tem dado certo

06/09/2011 às 00:00 por Viviane Franco

 

 

 

Instigar o jovem brasileiro a desenvolver e desempenhar atividades educativas e de práticas profissionais estão cada vez mais presentes em nosso âmbito social. Em sua décima quarta edição, o projeto SESC Adolescente Cidadão dá inicio nesta sexta (16) na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Vila Luizão, visando contribuir para com o desenvolvimento de adolescentes de escolas públicas em situação de vulnerabilidade social, com faixa etária de 14 a 18 anos de idade.

O projeto, que acontece desde o ano de 1998, oferece cursos de formação pré-profissionalizantes ligados a confecção de materiais recicláveis e reaproveitáveis, atividades lúdicas, além de cursos na área de informática. O objetivo é desenvolver a potencialidade e o talento dos jovens, exercitando a autonomia pessoal, o entendimento e a incorporação de uma percepção cidadã, além da conscientização ambiental por meio de encontros e oficinas temáticas sobre sustentabilidade e meio ambiente.

A disponibilização de espaço físico fica por conta do SESC Turismo, com a participação das comunidades da Vila Luizão, Parque do Bom menino com o projeto “Reciclar para não acumular” e Sol e Mar, onde acontece a oficina de informática.

Ao final de cada módulo, os alunos e instrutores passam por avaliação. O objetivo é gerar uma análise da atividade sob dois focos, reforçando ou reprogramando as ações. Após o término das atividades, o impacto dos resultados será avaliado em encontros semestrais.

Adolescente Cidadão se estende até o mês de dezembro. As inscrições, realizadas na Paróquia, já estão esgotadas.

Texto: James Rodrigues