Mostra Quilombola em Exposição na Galeria de Arte do SESC

09/09/2011 às 00:00 por Viviane Franco

A cultura quilombola maranhense estará em evidência na Galeria de Arte do SESC, a partir do dia 13 deste mês com a exposição fotográfica intitulada “Olhares sobre o quilombo Santa Rosa dos Pretos”.   A exposição estará aberta ao público até o final do mês (30), no horário das 8h às 17h30.

A mostra é fruto do trabalho dos alunos do Liceu Maranhense, com faixa etária de 15 a 19 anos, que participaram da oficina, “Quilombo uma forma de resistência negra”, visitando a comunidade localizada em Itapecuru-Mirim.

Serão expostas na galeria 24 fotografias, retratando os principais aspectos da cultura quilombola, bem como religião, instrumentos usados nos festejos, personagens e a festa do Divino. Os trabalhos de pesquisa realizados no quilombo Santa Rosa dos Pretos, são desenvolvidos pelas professoras Ellen Lucy Viana professora de arte e Jacira Pavão professora de história, ambas do Liceu Maranhense desde 2008, e aproveitam o mesmo para viés pedagógico interdisciplinar em sala.
 
Segundo a professora Ellen os alunos vão até a comunidade Santa Rosa dos Pretos para aprenderem na prática sobre as histórias e legados deixados por gerações nestas comunidades. “Geralmente vamos aos domingos e ficamos o dia inteiro por lá, assimilando na prática o que estudamos em sala”. Afirmou a professora.
 
As comunidades quilombolas maranhenses são populações negras que vivem no meio rural e se auto-intitulam como Comunidades Negras Rurais, Terras de Preto, Quilombos, Mocambos e outras designações correlatas, marcada pela resistência, organização e, principalmente, pela luta em defesa de direitos sagrados, tais como: Terra, Liberdade, Cidadania e Igualdade.
 
Escolas públicas e particulares, além de grupos interessados poderão fazer agendamentos gratuitos, visando o trabalho educativo por meio da exposição. Maiores informações pelo telefone 3216-3830.

 

Texto: Amanda Machado