SESC capacita adolescentes da Vila Luizão

13/09/2011 às 00:00 por Viviane Franco

 

Trabalhando pelo desenvolvimento social e estruturação de meios alternativos para jovens em situação de vulnerabilidade, o SESC realiza entre os meses de setembro e dezembro o Adolescente Cidadão. A abertura do projeto está marcada para esta sexta (16), na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Vila Luizão.

Iniciado em 1998, o projeto desempenha numerosas atividades, tais como cursos, palestras e oficinas para jovens entre 14 e 18 anos, residentes em área de risco de São Luís. O objetivo é desenvolver as suas potencialidades, proporcionando uma futura inserção no mercado de trabalho. Em seu primeiro ano, ofereceu a 150 adolescentes cursos de serigrafia, cabeleireiro, artesanato em vime, doces caseiros, licores regionais e estamparias em tecido, além de cursos complementares como expressão oral e relações interpessoais.

Este ano, o bairro escolhido foi a Vila Luizão. Nesta edição do Adolescente Cidadão, O SESC trabalha em parceria com a UNIMAR (União de Moradores do Sol e MAr) e com o “PROJETO RECICLAR PARA NÃO ACUMULAR”, do Parque do Bom Menino.

Os 40 participantes terão acesso a cursos pré-profissionalizantes de materiais recicláveis e reaproveitáveis (45h), cursos de informática (90h), além de uma oficina de conscientização ambiental.

Para participar do projeto, os adolescentes devem estar matriculados em escolas públicas, serem pertencentes a famílias de baixa renda e/ou dependentes de comerciários.

DESTAQUE

Ao longo de 10 anos, o projeto tem alcançado bons resultados, atingindo sua meta de colaborar na formação profissional desses jovens. Douglas Pinto, atualmente repórter da TV Mirante, participou de um das edições do Adolescente Cidadão.

 

 

Texto: Amanda Machado