Atividade física em discussão no Projeto Eureka

14/09/2011 às 00:00 por Viviane Franco

A importância da atividade física. Esse foi o tema em debate pelos servidores SESC em mais uma edição do Projeto Eureka, que aconteceu hoje, 14 de agosto, às 8h, no Salão de Dança do SESC Deodoro.

A palestra foi ministrada pelo Educador Físico Marcio Claúdio de Jesus, servidor do Departamento Físico e Esportivo (DFE) do SESC e pós-graduado em Educação do Campo e Treinamento Desportivo Escolar. Marcio esclareceu que o papel do educador físico é de informar a importância das atividades físicas para evitar o estresse no trabalho, no trânsito e tantos outros momentos.
 As comodidades geradas pela tecnologia, tanto em nossas casas, no carro e no trabalho, são fatores que ocasionam os problemas de saúde que mais acometem os brasileiros. Doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral (AVC), hipertensão e diabetes são alguns desses problemas, além do mal do século: o sedentarismo.
As atividades físicas são uma necessidade fundamental para o ser humano, e muitos sabem da importância que essas atividades proporcionam para a saúde, porém, não conseguem fazê-las. O que falta para essas pessoas, como explicou o professor Marcio, é a motivação para realizá-las regularmente.
Foram esclarecidos ainda, os benefícios que envolvem a prática das atividades físicas. Auto estima, diminuição da depressão, autonomia, alívio do estresse, melhora da auto imagem e redução do isolamento social são os benefícios psicossociais causados. Os benefícios corporais, muitas vezes em primeiro plano, são a diminuição do tamanho das células adiposas, mais peso corporal magro, proteção contra perda de tecido magro e aumento da atividade do metabolismo. Tudo isso é fundamental para termos uma boa saúde!
E para aqueles que desejam iniciar uma atividade física, é importante ficar atentos e realizar uma avaliação física e antropométrica, para medir o peso, altura, circunferência e o comprimento corporal. 
O que você está esperando? Apenas 30 minutos do seu dia é essencial e já faz a diferença para a sua saúde. Pratique atividades físicas regularmente!
 
Texto e fotos: Luanna Teixeira