Estudantes de Escola Pública participam do Cine Música

14/09/2011 às 00:00 por Viviane Franco

 

A ansiedade por parte dos apreciadores e profissionais da música enfim chega ao fim. O projeto “Onde canta o sabiá” teve início nesta terça-feira (13), com a exibição de filmes no auditório do SESC Deodoro para os alunos de 6° a 7° série da Unidade Integrada Raimundo Correia.

O Cine Música, mediado pelo professor Daniel Ferreira, exibiu os filmes “El Sistem”, “A Voz do Coração” e o “Som do Coração”. Os filmes relativizados à música tiveram como objetivo fomentar e despertar a musicalidade dos alunos, que acompanharam atentamente a cada detalhe do filme.

O professor João Marcelo que leciona Inglês e Joana Maia, professora de Matemática; que acompanharam os alunos na programação, destacaram a relevância para o aprendizado dos alunos. “Interessante essa iniciativa do SESC, pois traz grande incentivo e ajuda a despertar dons e instigar a descoberta de novos aprendizados”, disse o professor.

Os alunos com faixa etária entre doze e dezesseis anos apreciaram a iniciativa, mostraram-se bem à vontade. Segundo Marcos Paulo, alunos da 6ª Série, essas atividades propostas pelo projeto, ajudam a desenvolver potenciais musicais existentes em cada pessoa. “Para mim é mais que a exibição de um filme, vai além do ganho de pontos para uma determinada disciplina; eu que pretendo ser musico um dia, vejo tal oportunidade como um privilégio”, afirmou.

O projeto “Onde Canta o Sabiá”, prossegue com sua programação neste dia 14 na escola de ensino médio Erasmo de Roterdã, com apresentações de músicas e instrumentos musicais, ministrados por Fernanda Garcia, a partir das 8h.

O projeto, que recebe apoio do Departamento Nacional, tem a proposta de fortalecer a sonoridade musical do estado, por meio da divulgação da sua diversidade cultural, oficinas e workshops, estimulando ainda, a pesquisa e a troca e o intercambiamento de conhecimentos da área.

Texto e fotos: James Rodrigues