Mostra quilombola aberta ao público

14/09/2011 às 00:00 por Viviane Franco

Nesta terça (13), alunos, professores, representantes quilombolas e do SESC realizaram a cerimônia de abertura da exposição fotográfica “Olhares sobre o quilombo Santa Rosa do Barão”.

A exposição é resultado do projeto das professoras Ellen Viana e Jacira Pavão, que a partir da inclusão da literatura africana nas escolas colocaram em prática as oficinas de dança afro, teatro, fotografia e vídeo no Liceu Maranhense. Elen ressalta as dificuldades de concretizar a ação , lembrando que alguns colegas duvidavam do sucesso do trabalho e só enfatizavam os empecilhos e barreiras a longo do caminho.” Mas nós resistimos e hoje estou muito orgulhosa do resultado alcançado: descobrimos talentos ”, afirma.

A oficina de fotografia, com carga horária de aproximadamente 30 horas, foi ministrada por Meri Aurea Ewerton. Ela revela que a experiência possibilitou conhecer um pouco mais sobre um importante alicerce da nossa cultura. “O povo quilombola trabalha o sincretismo de forma excepcional. Não há quebra, mas sim soma. Uma excelente referência para a atual geração”, informa.

Cerca de 60 alunos participaram dos cursos. Jose Rodrigues, aluna do 2º ano do ensino médio, conta que a oficina de fotografia norteou seu futuro profissional. Ela apaixonou-se pela fotografia e pretende seguir a carreira. “Já estou providenciando a compra de uma máquina profissional”, revela.

O projeto gerou frutos. Além da exposição, o grupo de alunos também fez um vídeo, que está concorrendo na Mostra de Vídeo Guarnicê e, segundo a professora Ellen, o próximo passo é montar um livro com as fotos e escritos dos alunos.

A mostra, composta por 26 fotografias, fica aberta ao público até o dia 30 de setembro, na Galeria de Arte do SESC, das 8h30 às 17h30.

 

 

Texto: Amanda Machado