O Novo Idoso – A inclusão Social da 3ª Idade

14/09/2011 às 00:00 por Viviane Franco

 

 

Reunindo idosos de vários grupos de convivência da cidade, o SESC deu início na manhã desta terça-feira ao Seminário “O Novo Idoso – A inclusão social da Terceira Idade”, que acontece até o dia 15, no SESC Turismo.

Fazendo a abertura do evento o gerente do SESC Turismo, Jorge Agra deu as boas vindas aos presentes e abordou a vitalidade dos idosos. Em seguida, a Diretora de Programas Sociais, Telma dos Anjos, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância dos temas em debate no evento.

"O SESC é modelo para outras instituições no trabalho com a terceira idade, esse é um momento impar de compartilhamento, é um momento de troca de experiências que contribuirá para a qualidade de vida da pessoa idosa”, disse.

A primeira palestra do seminário abordou o papel do novo idoso na sociedade, proferida pela assistente social, Maria Alves Feitosa. Segundo a assistente social é necessário compreender que nesse momento somos os novos idosos, vivendo de uma nova forma, mais atuantes, diferentemente de gerações anteriores. Ela abordou ainda o envelhecimento da população mundial, e os avanços da medicina e a melhora social que colaboram com essa nova realidade. “Mudou o perfil da população no terceiro milênio e, com isso, mudam todas as faces da vida humana: cultural, social, política, econômica, ambiental, familiar e individual. O idoso faz parte da camada produtiva da sociedade, é responsável pela melhoria e desenvolvimento de todo o tecido social”, concluiu.

Na segunda parte do evento, a assistente social Adalgisa Drumond, apresentou o tema “Trabalho e Aposentadoria”, destacando a importância do trabalho na vida social do indivíduo. De acordo com Adalgisa “para muitos, o afastamento do trabalho provocado pela aposentadoria é a perda mais significativa na vida social, uma vez que em geral os amigos são deixados no ambiente de trabalho”. Segundo Adalgisa é necessário que a pessoa na terceira idade reveja seu modo de vida e construa novas relações.
 
Para quem participou do primeiro dia do evento essa foi uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos e trocar experiências. Marlene Ramos, 71 anos, participante do Grupo de Convivência do SESC Deodoro, aplaudiu a iniciativa e ressaltou a relevância dos temas em questão. “Está sendo muito bom participar, aqui estou tendo acesso a várias informações que servirão para minha vida”.
 
A mesma opinião tem Doraci de Jesus, 75 ano, que há 10 anos faz parte do grupo de Convivência do SESC Deodoro “Eventos como esse são vitais pois tratam de temas que fazem parte do nosso dia-a-dia, são tema que devem estar em constante discussão”. O evento prossegue até esta quinta-feira, 15, debatendo temas como beleza e sexualidade na terceira idade.
 
Texto: Viviane Franco / Foto: Ariana Araújo