ESEM está entre as melhores no ranking do Enem

19/09/2011 às 00:00 por Viviane Franco

 

A Escola Sesc de Ensino Médio foi classificada em 23º lugar no ranking nacional do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e teve a 10ª colocação entre as escolas do Estado do Rio de Janeiro, obtendo média total de 714,96 pontos. A escola também teve como destaque a média de redação: 765,09 pontos, a 14ª colocação no ranking nacional. No município do Rio, a escola ficou com a 9ª colocação.

 

Esta foi a primeira participação da escola no Enem, realizada pela turma de 2008, que inaugurou as atividades educacionais da unidade. A Escola Sesc concorreu em nível nacional dentro de um universo de 4.640 estabelecimentos com mais de 75% de participação de alunos no exame. A colocação é de extrema relevância, pois retrata o sucesso do trabalho da Escola Sesc, já comprovado por meio dos resultados do vestibular: 91% de aprovação em universidades do país, sendo 79% delas estabelecimentos públicos.

 

Inaugurada em 2008, a Escola Sesc recebe alunos de todos os Estados, aprovados por meio de um processo de seleção composto por prova e entrevista. Cerca de 54% dos estudantes vêm de famílias com renda entre 1 e 3 salários mínimos. Ao ingressarem na escola, os alunos recebem gratuitamente todo material pedagógico, inclusive um laptop, e têm à disposição aulas de recuperação paralelas, que os auxiliam a superarem possíveis defasagens educacionais.

 

Além da grade curricular tradicional, os alunos contam com oficinas e cursos de qualificação profissional do Senac. Eles também participam de três viagens, de caráter pedagógico, a São Paulo, às cidades históricas de Minas Gerais e ao Pantanal, e concorrem por uma seleção interna a um intercâmbio nos Estados Unidos, fruto de uma parceria da Escola SESC com a Riverstone International School, em Idaho.

 

 

Números da Escola Sesc no Enem 2010

  • 165 alunos participantes – 98,2% de taxa de participação
  • Média total: 714,96 pontos23º lugar no ranking nacional
  • 10º lugar no ranking do Estado do Rio de Janeiro
  • 14º lugar na média de redação no ranking nacional – 765,09 pontos