Banda de Congo Panela de Barro se apresenta em São Luís

20/09/2011 às 00:00 por Viviane Franco

 

O projeto Sonora Brasil – formação de ouvintes musicais, promovido pelo Departamento Nacional do SESC, está de volta a São Luís. Na próxima sexta-feira, 23, a Banda de Congo Panela de Barro (ES) se apresenta no Teatro Alcione Nazaré, às 19h.

A Banda de Congo Panela de Barro refere-se às festas para São Benedito, e em alguns locais também a São Sebastião, São Pedro e Nossa Senhora da Penha. A tradição do grupo vem de meados do século XIX.

As manifestações religiosas variam de acordo com a região. A celebração tem características próprias em cada local, mas está sempre associada a um naufrágio ocorrido no litoral capixaba, quando um grupo de escravos se salvou agarrado a um mastro que tinha uma imagem de São Benedito. A partir daí, as comunidades de negros do litoral do estado passaram a erguer um mastro todos os anos em agradecimento ao milagre. As festas são sempre acompanhadas de dezenas de músicas tradicionais das bandas de congo.

O grupo é formado por seis devotos sendo as cantadeiras Ruth Victor, Teresa Barbosa, Emília Ferreira e Maria Conceição que se apresentam com o mestre Valdemiro Sales e o percussionista Marcos Pereira.

O Sonora Brasil é um projeto que tem como objetivo desenvolver programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil. A ideia é que os ouvintes apreciem a música em seu estado natural, sem a otimização de qualquer outro tipo de aparelho, valorizando a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes. O projeto já trouxe outros dois grupos esse ano: As Caixeiras do Divino (MA) e a Comitiva de são Benedito da Marujada de Bragança (PA).

Ficha Técnica:
Apresentação – Sonora Brasil: Banda de Congo Panela de Barro (ES)
Data: 23 de setembro de 2011
Local: Teatro Alcione Nazaré
Horário: 19h
Entrada Franca!

Texto: Lideney Ribeiro / Foto: Divulgação