Onde Canta o Sabiá consagra músicos maranhenses

20/09/2011 às 00:00 por Viviane Franco


A Mostra de Música “Onde Canta o Sabiá” celebrou a diversidade cultural da cidade dos azulejos entre os dias 13 e 16 deste mês. Reconhecendo o potencial da música maranhense, o SESC-MA abriu espaço para compositores, intérpretes e músicos de todo o estado revelarem e aprimorarem seus talentos.

A vasta programação incluiu a apresentação das músicas selecionadas para o evento, documentários, mesa redonda, oficinas, workshop, shows com artistas maranhenses e convidados. Ao todo, cinquenta músicas foram inscritas, mas apenas doze foram selecionadas.

Os dias 13 e 14 foram reservados ao conhecimento e a discussão de temas da área musical. Os shows e apresentação das músicas aconteceram nos dias 15 e 16. A dupla Fernanda Garcia e Paulinho Oliveira abriram a primeira noite de apresentações no Teatro João do Vale, interpretando músicas conhecidas como Carcará, de João do Vale e outras de Joana Bittencourt, Josias Sobrinho, Manuel Oliveira, Noel Rosa, a cantora encantou o público e arrancou muitos aplausos.

No mesmo ensejo, os cinco selecionados apresentaram suas músicas inéditas para o exigente público. O primeiro foi o Roberto do Chinês, que deu um show no Cavaco, com o instrumental Fim de Tarde. Em seguida, Antônio Sousa Araújo, Tony Soubler, cantor e compositor desde os 10 anos de idade, apresentou a música Novo Amanhã. 

Camila Reis, artista popular de formação híbrida, interpretou a música JE NE CE PÁ. A jovem que teve o contato com a linguagem da cultura popular desde cedo por meio do Laborarte laboratório de Expressões Artísticas, levou para o palco todo seu talento.

Com um estilo próprio, Antônio Vanderly Ferraz e Cazí Moraes cantaram “Fernanda Quando Anda”. Os dois artistas já compõem juntos e já possuem um projeto intitulado “A Chapa dos Poetas”, que definem como sendo uma confraria de revolucionários navegantes surreais.

Fechando a noite, o MPB de Vilmara Soares intitulado “Meu Amor”, de autoria de José Flávio Ferreira Pinheiro. Seu desempenho mostrou porque a cantora, em 2010, ganhou em 1º lugar o Festival “CANTE FAMA” promovido anualmente pela Faculdade Atenas Maranhense – FAMA.

O segundo dia de espetáculo revelou ao público as últimas músicas classificadas: a romântica “Translúcido”, “Casa de Palha”, “Um chorinho pra sorrir”, “Águas Claras”, “Dias de João” e “Eu não tô nem aí, interpretados pelos cantores Glauco Kemel, João Simas, Raquel Santos, Chico Nô, Luís Lima e Didã e Smith Júnior.

Fechando com chave de ouro, Fernando Deghi, realizou o concerto “Navegares”, que mostrou todo o ritmo e força da viola brasileira com suas violas carinhosamente chamadas de Marieta e Maricota. A sua produção híbrida, com bases erudita e popular, é difundida em todo Brasil e também no exterior. Há 26 anos, Fernando dedica-se à composição, pesquisa e ensino da viola.

Onde Canta o Sabiá não tem caráter competitivo. O projeto busca incentivar a produção maranhense, realizando um intercâmbio artístico e cultural, além de abrir espaço para novos talentos.

Prestigiaram o evento, a Diretora Regional do SESC-MA, Remédios Pereira; a Diretora de Planejamento e Finanças, Darlise Ramos; a Diretora de Programas Sociais, Telma dos Anjos, a Assessora Técnica em Música do Departamento Nacional, Silvia Letícia Lima; o Coordenador da Modalidade de Música do SESC Pará, Admir Silva; e a Coordenadora da Modalidade de Música do SESC Paraíba, Rosana Carvalho.

De acordo com a Diretora Regional do SESC, Remédios Pereira, produzir uma Mostra dessa qualidade é um trabalho prazeroso, pois a música eterniza fatos históricos e sociais e é função do SESC, como difusor cultural, despertar e oportunizar o surgimento de novos talentos. “Esse é só um pouco de um Maranhão berço de cultura”, destacou.

Ao falar da proposta educativa do SESC, a Diretora garantiu que essa é apenas a primeira de várias edições da Mostra. Todas as doze músicas apresentadas farão parte do CD da Mostra SESC de Música "Onde canta o Sabiá", produzido e lançado pelo SESC.

 

Texto: Lideney Ribeiro e Amanda Machado / Fotos: Ariana Araújo