Banda de congo traz a São Luís um pouco da cultura capixaba

23/09/2011 às 00:00 por Viviane Franco

 

Um naufrágio ocorrido no litoral capixaba ainda época colonial brasileira resultou em uma das cerimônias profano-religiosas mais conhecidas no Espírito Santo. Segundo a lenda, um grupo de escravos se salvou agarrado a um mastro que tinha uma imagem de São Benedito e a partir de então, as comunidades de negros do litoral do estado passaram a “fincar o mastro” todos os anos em agradecimento ao milagre.

As bandas de congo, como são conhecidas, se tornaram a principal manifestação da tradição oral do litoral do Espírito Santo e estão relacionadas às festividades religiosas de devoção a São Benedito. Por esse motivo, a banda foi selecionada pela curadoria do SESC Nacional e pela primeira vez, em 14 anos de edição do Sonora Brasil, está circulando o país.

No último dia 23 de setembro, o grupo se apresentou no Teatro Alcione Nazaré, em São Luís. A apresentação encantou ao público que interagiu com a banda durante as cantigas de “Congo” e ao final aplaudiram de pé a cultura brasileira do Espírito Santo.

A animação das cantadeiras Ruth Victor, Teresa Barbosa, Emília Ferreira e Maria Conceição; do mestre Valdemiro Sales e do percussionista Marcos Pereira contagiou a plateia. Entre cada música, os integrantes aproveitavam para contar um pouco da história do grupo e da cultura capixaba.

A banda, que desde o dia 2 de junho deu início a turnê, realiza até novembro 54 apresentações. Em 2011, o grupo passa por 48 cidades das regiões norte, nordeste e centro oeste. Em 2012, para completar o circuito nacional, os capixabas devem passar pelas regiões sul e sudeste.

A próxima apresentação acontece em outubro com o Quarteto Colonial (RJ), no dia 22, às 19h, no mesmo local, e dia 24, no auditório do SESC Caxias.

Texto: Lideney Ribeiro / Foto: Francisco Rodrigues de Sousa Filho