Adolescentes da Vila Luizão produzem peças com materiais recicláveis

28/09/2011 às 00:00 por Viviane Franco

Adolescentes da Vila Luizão produzem peças com materiais recicláveis

 

Os alunos do projeto Adolescente Cidadão, promovido pelo SESC, já deram largada à produção de peças a partir das técnicas ministradas no Curso de Reciclagem, iniciado nesta segunda (26) na Vila Luizão. Na próxima semana, os jovens começam a frequentar também as aulas de informática.

O Curso de Reciclagem realizado na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, conta com adolescentes, com idade entre 14 e 18 anos. Os jovens são acompanhados por cinco instrutores, integrantes da equipe Parque do Bom Menino. Desde o primeiro dia de aula os participantes já colocaram em prática os conhecimentos repassados. Com duração prevista até final de novembro, a oficina está dividida em três módulos: vidro, lata e tecido; papel, jornal e caixa e trabalhos com pet.

Waldineia Santos, instrutora, revela que os participantes superaram bastante as expectativas da equipe. “Sabemos que a motivação e vontade de aprendizado são peculiares aos jovens, mas o resultado alcançado nos surpreendeu. Eles têm realizado as tarefas de forma criativa e alguns deles já estão confeccionados peças em sua própria casa”, explica.

O SESC fornece todos os materiais necessários à realização do curso, tais como tinta e pincéis, mas a captação dos recicláveis fica por conta dos jovens, que coletam a matéria-prima na própria comunidade.

Vanessa Reis, 14 anos, conta que o projeto é uma ótima forma de utilizar seu tempo livre. “O Adolescente Cidadão surgiu em boa hora. Agora minhas manhãs são recheadas de conhecimento. Adorei aprender a fazer o peso de porta. Estou animada para as próximas peças”, afirma.

O curso de informática está previsto para acontecer a partir da próxima semana, na União de Moradores do Sol e Mar (UNIMAR). Dividido em dois módulos:  word e excel  e  corel draw e photoshop, sendo que o último foi escolhido pelos próprios participantes.

Além da capacitação profissional, o projeto Adolescente Cidadão também realizará passeios, gincanas e encontros temáticos, tendo em foco o convívio em grupo e a auto-estima dos participantes.

Texto e fotos: Amanda Machado